World Press Photo em Macau

Cerca de duzentas fotografias premiadas no concurso anual organizado pela Fundação World Press Photo, sediada na Holanda, vão estar em exposição em Macau, no Centro de Actividades Turísticas, por iniciativa da Casa de Portugal, que quis proporciona esta oportunidade de apreciar o que de melhor se produziu no Mundo, em 2007, em termos de fotojornalismo.
Ao júri do concurso, constituído por personalidades de renome dos mais diversos países e reunido em Fevereiro último, durante dez dias, em Amesterdão, foram submetidas exactamente 80.536 fotografias, da autoria de 5.019 fotojornalistas originários de 125 países. Números que impressionam e que dão bem conta do prestígio de que goza mundialmente a iniciativa.
O prémio maior deste concurso é atribuído à fotografia classificada como «Fotografia do Ano», um concurso dividido em dez categorias, onde se incluem, nomeadamente, as de «Notícias Gerais», «Pessoas que são Notícia», «Desporto», «Natureza » e «Artes e Entretenimento».
Neste último concurso, respeitante a obras produzidas e publicadas no ano transacto, o fotojornalista português Miguel Barreira, do jornal «Record», ganhou o terceiro prémio da categoria «Desporto em Acção», com uma fotografia tirada na praia do Norte, na Nazaré, durante uma espectacular prova de «bodyboard».
Todos os anos, após a atribuição dos prémios, a exposição com as fotografias galardoadas é inaugurada em Amesterdão, e onde surgiu, já no longínquo ano de 1955, a primeira exposição internacional de fotojornalismo, então por iniciativa da Associação Holandesa de Fotojornalistas.
Após a apresentação em Amesterdão a exposição é levada a percorrer o Mundo, através da cooperação com entidades ou instituições das mais diversas e importantes cidades, desde Londres a Nova Iorque, passando por São Paulo, Quito, Manila, Seúl, Paris, Milão, etc..

Em Macau, a exposição será inaugurada no CAT-Centro de Actividades Turísticas no próximo dia 18 do corrente, às 18.30 horas, no decorrer de uma recepção, ficando depois patente ao público, com entrada livre, diariamente, das 10 às 19 horas, e até 9 de Outubro próximo.

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.