A primeira incursão de Frederico Lourenço no humor satírico
A seguir aos diálogos mais literariamente perfeitos de Platão (Protágoras e Banquete), a grande obra-prima da prosa grega é essa jóia que dá pelo nome de Caracteres. Foi composta no século IV antes de Cristo por Teofrasto, escritor natural da ilha de Lesbos, que se estabeleceria em Atenas para estudar com Platão e Aristóteles; consiste numa sequência de trinta caricaturas miniaturais em prosa, que delineiam, em poucas palavras, toda uma personalidade com traço certeiro, sarcástico e genialmente lacónico: O parolo, O forreta, O pedante, O parlapatão, etc.
Frederico Lourenço, numa primeira incursão no humor satírico, modernizou e aportuguesou os Caracteres de Teofrasto, compondo uma sequência de tipos cómicos em número igual (30) aos do autor grego, mas com personalidades contemporâneas: A pata brava, O poeta mundano, O gay homofóbico, A política de direita, O monárquico de esquerda, O médico filosófico, O surfista, O piroso, A pintora chique, etc. Pediu a Richard de Luchi - cujo traço lembra o de dois ilustres conterrâneos seus, Osbert Lancaster e Ionicus, e que já colaborara com Frederico Lourenço na adaptação para jovens da Odisseia - para ilustrar cada retrato.
Além de retratos “humanos”, os Caracteres de Frederico Lourenço incluem outros, zoomórficos, já que, como diz o povo português, a muitos animais “só lhes falta falar” – ao passo que, no respeitante a muitos seres humanos, “mais valia estarem calados”.
É uma novidade da editora Livros Cotovia, que segue, no seu rumo, o mesmo padrão de independência com que têm fomentado a diferença na sua colecção de títulos.
Caracteres, de Frederico Lourenço • COM DESENHOS DE RICHARD DE LUCHI
LIVROS COTOVIA • ISBN: 9789727952175 • OUT 2007
Bookmarkers: Editoras / Publishers, Escritores / Writers, Livros / Books, Português