Desde há muito que o Ocidente dá como adquirido que a sua concepção do sexo e da sexualidade é, essencialmente, partilhada pelo resto do mundo. Contudo, nesta obra William Naphy mostra-nos que nem sempre assim foi. Muitas culturas antigas aceitavam, encorajavam até, as relações entre pessoas do mesmo sexo, fosse como ritual de entrada na adolescência ou com funções associadas ao culto, e só a ascensão do judeo-cristianismo obrigou à marginalização da homossexualidade.
Numa análise que se inicia ainda antes de Sodoma e Gomorra e que abarca culturas de todo o mundo, o autor apresenta-nos a forma como, ao longo dos tempos, a homossexualidade era encarada por diferentes povos e culturas.
Qualquer história da homossexualidade deve começar por lidar com dois problemas conexos, mas bastante distintos, relativos à sexualidade em geral. O primeiro é a questão da «natureza vs. cultura». Basicamente, o que se questiona é se a preferência pelo sexo oposto ou pelo mesmo sexo resulta uma predisposição genética ou da educação. Seria tentador e demasiado fácil responder que resulta de uma combinação de amabas e depois seguir em frente. Isso seria no entanto demasiado simplista e estaríamos a ignorar as verdadeiras questões levantadas (e pressupostas) por este debate.William Naphy é professor e director no colégio de Teologia, História e Filosofia da Universidade de Aberdeen.
Mesmo que se defendesse que a «natureza» (i.e. genética) é o factor principal da atracção sexual, isso não significa que o indivíduo vá forçosamente actuar movido pelos seus «impulsos genéticos». Isto é, um indvíduo pode ser geneticamente propenso à atracção por pessoas do mesmo sexo mas reprimir esses desejos, casar, ter filhos e nunca ter relações com uma pessoa do mesmo sexo. Nestes casos, a cultura, a religião, as leis e os valores de cada um podem servir para travar os ditos impulsos.
[DO PRÓLOGO]
Born To Be Gay, História da Homossexualidade, de William Naphy
EDIÇÕES 70 • FEVEREIRO DE 2006
Bookmarkers: Editoras / Publishers, Escritores / Writers, Livros / Books, Vida / Life