A ideia de lusofonia identifica uma área cultural cheia de possibilidades, mas não desprovida de equívocos. Diante do imparável processo de globalização da economia, que se ergue diante de nós pela força da tecnologia, a ideia de espaço lusófono identifica uma área cultural de solidariedades horizontais, que decorrem da partilha de uma mesma língua e da miscigenação de memórias e tradições.
Este livro interroga a permanente reconstrução do conceito de lusofonia, bem como o papel da comunicação e dos media nessa reconstrução. Interroga, também, as políticas da língua no contexto do desenvolvimento da área cultural e comunicacional lusófona. Identifica e debate as principais estruturas de comunicação, nacionais e supranacionais, desta área cultural. Debruça-se, ainda, sobre a importância das representações e dos estereótipos sociais veiculados pelos media no desenvolvimento e na reconfiguração da identidade lusófona.
Uma parceria entre a editora Campo das Letras e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Obra organizada por três docentes do Departamento de Ciências da Comunicação (Moisés de Lemos Martins, Helena Sousa e Rosa Cabecinhas), na sequência da I.ª Conferência Internacional sobre Comunicação e Lusofonia, que teve lugar, em Outubro de 2005, na Universidade do Minho.
Comunicação e Lusofonia - Para uma abordagem crítica da cultura e dos media
Moisés de Lemos Martins, Helena Sousa e Rosa Cabecinhas (eds.)
CAMPO DAS LETRAS • 2006
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