As Ligações Perigosas (Les Liaisons Dangereuses) é um romance epistolar do século XVIII, da autoria de Choderlos de Laclos e publicado em 1782.
A obra retrata as relações de um grupo de aristocratas através das cartas trocadas entre si, na época imediatamente anterior à Revolução Francesa, —os nobres ociosos e sem escrúpulos dedicam-se com prazer a destruir as reputações de seus pares. O enredo tem como foco o Visconde de Valmont e da Marquesa de Merteuil, que manipulam e humilham as restantes personagens através de intrigas e jogos de sedução. Quando lançado, o livro foi considerado uma blasfémia, pois tratava de outro modo a burguesia francesa, mostrando a história de personagens vis, uma fiel retratação da realidade, muito além do até então pouco retratado género humano. Mais do que uma crítica à burguesia francesa, o livro é considerado uma obra-prima do género, pois penetrou muito a fundo a mente dos personagens, mostrando seus temores, desejos e malícias. Muito peculiar é a maneira como o autor, nas cartas, conseguiu criar uma personalidade a cada pergonagem, visto primeiramente pela sua maneira de escrever, e posteriormente pelas suas atitudes.
No decorrer do livro, ficam claras as más intenções dos protagonistas, e, ao mesmo tempo são retratadas as suas fraquezas, como o inesperado amor do Visconde de valmont pela Presidenta de Tourvel e a carta que retrata a vida da Marquesa de Merteuil mostra os motivos pelos quais ela se tornou tão vil.
O seu autor, Choderlos de Laclos, nasceu em Amiens, em Outubro de 1741. Foi militar de carreira e atingiu o posto de general pouco antes de morrer, em 1800. Escreveu As Ligações Perigosas quando estava aquartelado na Ilha de Ré e decidiu contar uma história que «ressoasse ainda na terra depois de por ela ter passado». Os privilegiados, disse Vailland, «não lhe perdoaram ter sido um revolucionário e os revolucionários inquietaram-se ao vê-lo tão bem informado dos prazeres dos privilegiados».
As Ligações Perigosas, de Choderlos de Laclos • Editora Relógio d'Água
Bookmarkers: In Bloom, Livros / Books, Português