O Escritor - Parte Primeira

Perguntaram-me pelo Escritor. Eu, ao que parecia difícil, porque me encontrava distraído, respondi:
- Sentei-o!
Sim, é essa a verdade, sentei-o, ao Escritor; uma mesa quadrada, com dois lugares de restaurante de cada lado. Uma ligeira brisa quente que com os seus odores espreitava da zona da cozinha. Perguntaram-lhe se vinha sozinho, onde estava a namorada; riram-se, as duas mulheres do restaurante, e quando elas já estavam quase a coçar as barrigas, com o que parecia ser uma grande anedota, ele disse:
- Sim, estou sozinho!
Disse-o noutra língua que não conhece como devia conhecer. Disse-o nas palavras que sabia dizer, que não eram muitas. Talvez cinquenta, talvez mais. Os óculos escuros abandonados na mesa, o bule de chá a chegar de imediato. Sentou-se com as costas direitas virado para o vidro que o separava da rua e, sem perder mais tempo, começou a prever o futuro imediato olhando para a ementa.
Mas o interrogatório prosseguiu. Não chegava o começo da história, não chegava uma alusão do ambiente, as luzes frias, o cheiro da comida, era preciso mais.
- E depois? - continuaram eles.
Não eram polícias, nem agentes da autoridade. Na realidade não se ouvia ninguém. A meu ver, eram apenas leitores. Ávidos leitores da obra prima que se estava a escrever. E não pediam menos do que isso. Para quê perder tempo se na verdade não é uma obra prima, se é uma porcaria qualquer?
O Escritor, acima de todos os outros problemas que tinha, que sobrariam das páginas da enciclopédia da sua vida, se ela existisse, tinha um grave dilema com o qual se debatia no seu dia-a-dia. O problema grave do Escritor, que encobria todas as outras acções que prefaziam a sua existência, era que ele não escrevia.

1 Comment:

  1. Anonymous said...
    "E depois?" ;-)

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.