A exposição "Desenhos de Escritores" abriu no Museu Colecção Berardo, inaugurada no dia 1 de Setembro, e traz a obra gráfica de cerca de uma centena de autores consagrados, desde George Sand e Antonin Artaud a William Burroughs e Günter Grass.
Resultado de uma colaboração com o Institut Mémoires de L´Édition Contemporaine (IMEC), em França, e o Musée D´Ixelles (Bélgica), a exposição será complementada com obras dos escritores-desenhadores portugueses Almada Negreiros, Mário Cesariny e Ana Hatherly, indicou à Agência Lusa fonte do Museu Berardo.
Esta exposição inédita reúne uma grande diversidade de escritores que também desenham, de George Sand a Bernard Heidsieck, do romantismo à poesia sonora, passando pelos surrealistas, até à "beat generation", representada, por exemplo, por Jack Kerouac e William Burroughs.
Em "Desenhos de Escritores" poderão ser vistos desde pequenos esboços que cobrem o rodapé de um manuscrito, como no caso de Stendhal, até desenhos que cobrem páginas inteiras, como Victor Hugo, que criou imagens fantasmagóricas, ou Baudelaire, mais dado às caricaturas.
Victor Hugo, Charles Baudelaire, Charles Cros, Guillaume Apollinaire, Paul Valéry, Max Jacob, Antonin Artaud, Jean Follain, Jacques Audiberti, Henri Michaux, Roland Barthes, Michel Butor, Jean Tardieu, Christian Dotremont, entre outros escritores, são ilustrados ou ilustram-se a si próprios exibindo uma linguagem artística menos conhecida do público.
"Desenhos de Escritores" prolonga-se até 2 de Novembro, com entrada livre.
[FONTE: LUSA] [MAIS INFORMAÇÃO AQUI - PDF]
• O destaque e reportagem no EL PAIS (em espanhol)
Bookmarkers: Escritores / Writers, Exhibitions, Português, Vida / Life