Marinheiros

Passei os últimos dias a ouvir as entrevistas da Antena 1 sobre o estado do jornalismo em Portugal. Uma parceria entre a rádio pública e o Centro de Estudos do Século XX, a cargo do jornalista da Antena 1 Ricardo Alexandre com a colaboração de João Figueira, investigador e académico do Instituto de Estudos Jornalísticos da Universidade de Coimbra que, entre outras coisas, foi jornalista em Macau. No âmbito das comemorações do 25 de Abril a Rádio Macau levou-as para o éter.
No fim-de-semana enquanto andava de um lado para o outro, entre Macau e Coloane, apanhei parte da entrevista de Emídio Rangel, a primeira a ir para o ar; quase por completo a de Joaquim Letria, plena de vida e de tempo; e ainda, no meio da chuva de Domingo, a de Maria Elisa, à qual prestei menos atenção. Durante os dias da semana procurei as outras: Vicente Jorge Silva e Sena Santos.
O primeiro vagueia pelo seu passado numa espécie de sufoco e alude-nos aos episódios da sua vida profissional plena de paisagens. Liberta-se no fio das palavras que vai dizendo, em alívio, e agradece no final por isso, numa perspectiva assombrada de acontecimentos que nos são de todo comuns. São estas imagens tornadas imaginação que fazem a grandiosidade do mundo falado e em particular do universo da rádio, que se ouve e onde se esconde o nosso próprio sabor, na visão mental de outras vidas e outras cronologias.
Longe, tanto em distância como em tempo, no escuro da noite, enquanto enganava o sono, olhei para as histórias do Expresso, com Marcelo Rebelo de Sousa em cima da mesa, a transe da Madeira com a boçalidade de João Jardim, que aludiu um pouco ao sítio onde vivo, e as tricas do Público a terminar com o desprezo de Belmiro de Azevedo e o desejo de novos projectos.
Sena Santos alude-nos ao jornalismo como alguém que se apaga para dar luz, como um ofício de claridade, e é uma experiência ouvi-lo. Ainda não cheguei ao fim.
Cada um deles abre o seu jogo. Todos mudaram a forma de fazer jornalismo no Portugal depois de Abril e são marcos das história de um país. Estas são as primeiras cinco entrevistas de um projecto que terá outros entrevistados e que no futuro resultará também em livro. Podem ouvi-las nas ligações seguintes, aqui nas versões integrais:

Emídio RangelJoaquim Letria Maria ElisaSena SantosVicente Jorge Silva

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.