Do fundo da lata

Porque é que Espanha é Espanha e não Portugal? Porque é que devíamos estar gratos por qualquer crise que apareça? Porque é que temos tantos doutores e engenheiros, mas a produtividade não cresce? E afinal quantas cópias de João Jardim existem?

Escrito num estilo aberto e informal, este livro pretende diagnosticar os males da economia portuguesa, de uma forma acessível a todas as pessoas, e não apenas aos economistas, desmistificando alguns desses problemas. Aqui se analisam factos que se podem considerar autênticos mitos contemporâneos. Vivemos mesmo «a maior crise da história»? A «independência da Madeira» é viável e benéfica para o país? Portugal é «um país sem futuro»? Decifrando o economês recorrente nestas análises, são examinados temas tão interessantes quanto a razão de os economistas falharem (quase sempre) as suas previsões ou os motivos pelos quais os portugueses chegam sempre tarde aos seus compromissos (excepto à missa ou ao futebol). E há conclusões insólitas: a crise actual foi a melhor coisa que nos poderia ter acontecido, devíamos exportar os nossos gestores e sindicatos, e precisamos de (ainda) mais ucranianos e brasileiros.

Álvaro Santos Pereira nasceu em Viseu em 1972. É doutorado em Economia pela Simon Fraser University (Vancouver). É actualmente docente no departamento de Economia da Universidade de York, onde lecciona as disciplinas de Economia Europeia e de DesenvolvimentoEconómico. Entre 2000 e 2004, ensinou no departamento de Economia da Universidade de British Columbia. Irá em breve regressar à Simon Fraser University, no Canadá, para leccionar Economia e Desenvolvimento Económico. Desde 2001, colaborou regularmente no Diário de Notícias e no Diário Económico, e tem escrito ocasionalmente para a EXAME, o Expresso, o Jornal de Notícias e o Público. É autor do blogue Desmitos (desmitos.blogspot.com). Estreou-se no romance com Diário de um Deus Criacionista, um original e divertido diário da História de Deus e da Sua solidão infinita, editado também pela Guerra e Paz.

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.