Intriga, bruxaria, possessão, violência doméstica, remorso, amor – temas presentes na última obra de Valter Hugo Mãe, que retrata uma Idade Média «brutal e miserável» e recria poeticamente a língua arcaica e rude do povo. Na obra conhecemos Baltazar Serapião, o protagonista deste romance, e Ermesinda, a mulher dos seus sonhos, que habitam um espaço e percorrem um tempo em que a vaca, animal de estimação, tem os mesmos direitos e deveres que a mulher. Ao longo do livro cruzamo-nos com senhores feudais, observamos ambientes hostis de lutas contínuas pela sobrevivência, assistimos a casamentos feitos e desfeitos, a ódios e amores, remorsos e rancores.

O poeta e editor venceu a edição de 2007 do Prémio Literário José Saramago com a obra “o remorso de baltazar serapião” (o autor não usa maiúsculas na sua escrita).
Ao receber o prémio, Valter Hugo Mãe afirmou: “Estou muito aflito. É profundamente chocante receber este prémio desta forma. Estou habituado a pensar na escrita como um exercício de solidão e hoje sinto-me muito acompanhado”. O escritor que dá o nome ao galardão, José Saramago, classificou o livro como um “tsunami”. Saramago acrescentou que o adjectiva assim “no sentido total, linguístico, estilístico, semântico e sintáctico. Não no sentido destrutivo, mas no sentido do ímpeto e da força”. O premiado garante que a sua “forma de protestar é expôr, e o livro manifesta de uma forma asquerosa o que alguns homens pensam sobre as mulheres”.

Valter Hugo Mãe nasceu em Angola em 1971. É licenciado em Direito e pós-graduado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea. É autor dos livros de poesia: livro de maldições (2006); o resto da minha alegria seguido de a remoção das almas e útero (2003); a cobrição das filhas (2001); estou escondido na cor amarga do fim da tarde e três minutos antes de a maré encher (2000); egon schiele auto-retrato de dupla encarnação (Prémio de Poesia Almeida Garrett) e entorno a casa sobre a cabeça (1999); o sol pôs-se calmo sem me acordar (1997); e silencioso corpo de fuga (1996). Escreveu ainda o romance o nosso reino (2004). Alguns dos seus poemas estão traduzidos e editados em espanhol, francês, inglês, checo e árabe. Actualmente dirige a nova editora Objecto Cardíaco, com sede em Vila do Conde.
Foi responsável, juntamente com Jorge Reis-Sá, pela Quasi Edições, editora de autores como Mário Soares, Caetano Veloso, Adriana Calcanhoto, António Ramos Rosa, Artur do Cruzeiro Seixas, Ferreira Gullar e muitos outros. Também, co-dirige a revista Apeadeiro. Valter Hugo Mãe prepara uma tese de mestrado sobre Saúl Dias.

Instituído pela Fundação Circulo de Leitores em homenagem a José Saramago, depois da conquista do Nobel da Literatura, em 1998, o prémio pecuniário desta quinta edição do galardão ascende a 25 mil euros. Paulo José Miranda, José Luís Peixoto, Adriana Lisboa e Gonçalo M. Tavares foram, nesta sequência, os eleitos pelos júris das anteriores edições do prémio, destinado a jovens autores até aos 35 anos.
[NO PÚBLICO]

o remorso de baltazar serapião, de Valter Hugo Mãe
• QUIDNOVI • 2007

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.