Do outro lado do mar

Enorme é o enigma do tempo e, nele, o do futuro. O que podemos saber dele? É lá que moram os nossos sonhos e as nossas esperanças, mas de lá podem chegar também ameaças e horrores. Se os conhecêssemos, haviamos de tentar evitar os peridos e moldá-lo a nosso favor. Por isso, em todos os tempos e culturas, houve videntes, astrólogos, cartomantes, sibilas, profetas. A sua tarefa era precisamente prevê-lo.
Nunca como hoje o futuro terá sido tão fascinante e esperançoso e ao mesmo tempo tão problemático e imprevisível. Que influências terá biotecnologia? Como se configurarão a sexualidade e a família? Como vai ser o mundo cada vez cada vez mais ligado em rede? Caminharemos mesmo para a clonagem ou isso já é do passado? Como será viver num mundo verdadeiramente multicultural? O que comeremos e onde habitaremos? Que papel terão as religiões?
Norbert Bormann procurou os resultados das investigações sobre o futuro e as suas tendências por parte das ciências humanas e da natureza, da literartura e da religião, sem esquecer visionários e «profetas», e conseguiu, de modo informado e atraente, num dicionário em que as entradas remetem umas para as outras - de acaso a zoologia do futuro, passando por androginia, bebés-proveta, cibernética.,Deus, terrorismo, vida depois da morte, etc. Dando-nos uma imagem de um futuro muito perto de nós e que está a chegar. Uma expedição por um mundo novo, plena de conhecimentos e informações com muias surpresas.
[DA INTRODUÇÃO POR ANSELMO BORGES]

Dicionário do Futuro, de Norbert Borrmann • CASA DAS LETRAS

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.