Paparoca dos Castelos

Explorando o rico filão das memórias de Antonin Carême, Ian Kelly descreve a meteórica ascensão deste órfão da Revolução Francesa a celebridade internacional e, ao fazê-lo, oferece-nos uma espectacular perspectiva de um dos mais momentosos períodos da história europeia... observada da cozinha.
Carême tinha uma habilidade infalível para cozinhar para as pessoas certas no lugar certo e na altura certa. Sabia quais eram os pratos preferidos de Jorge IV, dos Rothschil e dos Romanov; conhecia as exigências de Napoleão e sabia como conquistar o favor do «príncipe de Gales».
Ao mesmo tempo, as suas receitas — hoje clássicos da cozinha francesa — trazem até nós, bem vivos, os sabores e os cheiros do início do século XIX.
Esta biografia tornou-se um best seller, de tal forma que a fama alcançada pelo seu autor, levou-o a apresentar programas sobre gastronomia, na BBC

O que dizem os mestres: "Um cozinheiro não alimenta só o corpo também transmite emoções e alimenta o imaginário. Neste livro, pode ver-se como Carême transformou a mesa num altar de prazeres pantagruélicos a que nenhum mortal ficava insensível. Elevou a cozinha pelo estudo que dela fez e pelo legado que transmitiu a um estado de uma Arte maior. Para os dias de hoje, fica a mensagem da importância de aliar o que servimos ao modo como servimos." [Chefe Hélio Loureiro]

O Cozinheiro dos Reis, A Vida de Antonin Carême, de Ian Kelly • ALETHEIA • 2007

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.