Shirley Lim veio a Macau dar aula de escrita criativa

LIVRARIA “BLOOM” ORGANIZA “WORKSHOP”
Vencedora de dois “American Book Awards”, a escritora asiática Shirley Lim esteve ontem em Macau para falar e ensinar algumas técnicas de escrita criativa.

O antigo albergue da Santa Casa da Misericórdia de Macau foi ontem palco de um “workshop” de escrita criativa liderado pela escritora Shirley Lim, da Malásia e actualmente residente nos Estados Unidos. Durante duas horas, macaenses, portugueses, japoneses e americanos residentes na RAEM trocaram ideias e aprenderam algumas das principais técnicas de escrita criativa.
Depois de uma sessão de relaxamento, os alunos foram desafiados a ir buscar ao “baú das memórias” um cheiro que lhes lembrasse uma situação, sentimento ou vivência marcante. Depois, durante dez minutos, realizou-se um exercício de escrita livre, que Shirley Lim descreve como “um dos mais difíceis, pois requer a abstracção total do ambiente envolvente e da rotina”. O resultado foram alguns textos que poderão um dia dar origem a uma história curta ou até a um romance, “se o autor for persistente neste tipo de trabalho”, explica a escritora. Shirley Lim defende que “ser-se criativo é ter a capacidade de acreditar em si próprio e de aceitar riscos”.
No final da aula, os participantes leram os seus textos e trocaram ideias e Shirley Lim leu alguns poemas da sua autoria e outros resultantes do projecto “Moving Poetry”, que envolveu crianças de Hong Kong. Esta foi uma proposta diferente para uma tarde de sábado que partiu da Livraria “Bloom”.

SHIRLEY LIM COM ALGUNS DOS PARTICIPANTES NA SESSÃO
Nascida em Malaca, Shirley Lim começou a escrever aos nove anos de idade e aos onze sabia que “queria ser poeta”. Depois de alguns poemas e histórias curtas publicadas na Malásia, partiu para os Estados Unidos. Hoje é professora na Universidade da Califórnia e realiza “workshops” de escrita criativa por todo o mundo, desde Hong Kong à Austrália, Singapura, Malásia. Esta foi a segunda vez que a autora veio à RAEM, depois de, em 2001, ter dado aulas a cerca de 400 crianças na Universidade de Macau.
Entre as obras publicadas de Shirley Lim, encontram-se “Monsoon History”, “Two Dreams”, “Among the White Moon Faces”, “Tilting the Continent” e “Life’s Mysteries”.
[POR PATRÍCIA NEVESJORNAL TRIBUNA DE MACAU • FOTOS: BLOOMLAND.CN]

A Bloom agradece a: Shirley Lim, Andrew Moody e a todos os participantes; Bambu Sociedade de Artes Ltd., Santa Casa da Misericórdia de Macau, Casa de Portugal em Macau, Jornal Hoje Macau, Jornal Tribuna de Macau e Teledifusão de Macau. A todos o nosso obrigado!

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.