Conta-me um segredo de justiça

É o último título da Editora Guerra e Paz que irá ser apresentado esta quarta-feira em Lisboa. O caso Maddie comoveu o mundo. O drama dos seus pais, Kate e Gerry McCann, despertou uma onda de simpatia e de solidariedade verdadeiramente inédita. Mas Madeleine McCann continua sem aparecer e, à hipótese inicial de rapto, as evidências obrigam a que se considere, também, a hipótese da sua morte. Sem que a comoção se detenha, o público interroga-se sobre o que aconteceu nessa noite de 3 de Maio no Ocean Club.
O título deste livro, A Culpa dos McCann, não é um ponto de chegada, mas um ponto de partida. Este livro é essencialmente um trabalho jornalístico. Recorda factos amplamente noticiados e discutidos nos jornais, nas rádios, nas televisões. Não aponta um dedo acusador aos McCann. Ajuda o leitor no labirinto de notícias sobre o desaparecimento de Madeleine.
O livro inclui ainda uma entrevista actual e inédita ao criminalista José Manuel Anes, que faz um exame imparcial à investigação conduzida pela Polícia Judiciária.

Não é apenas um livro oportuno. É uma reportagem de grande fôlego. Um documento indispensável para um dia, quando se fizer a história do desaparecimento de Madeleine.
[Do prefácio de Francisco Moita Flores]
O AUTOR
Manuel Catarino é chefe de redacção do Correio da Manhã. Como jornalista, a sua carreira está ligada à grande reportagem sobre o crime. A sua intuição jornalística, aliás, aproxima-o bastante de um investigador criminal, o que muito se deve ao seu intenso conhecimento do «modus operandi» da polícia. Iniciou a actividade profissional em 1986, no jornal O Dia. Foi fundador do Diário Europeu. Fez parte da redacção do semanário Tal & Qual, onde se destacou como repórter durante sete anos. Foi editor e chefe de redacção do 24 Horas. Aqui publicou, por exemplo, três grandes dossiers: «Os golpes que abalaram Salazar», «As grandes operações da Guerra Colonial» e «Crimes que chocaram Portugal». Foi editor da revista Focus e colaborou na Grande Reportagem. Colabora na Sábado.

A Culpa dos McCann, de Manuel Catarino • GUERRA E PAZ • NOV 2007

2 Comments:

  1. Anonymous said...
    Este a mim cheira-me a propaganda, oportunismo e tudo o que de mau há no aproveitamento comercial dos dramas da vida. Deve ser optimo para os sádicos curiosos. Mas não deve ser melhor do que um bom policial.
    js said...
    O comentário indicia que o seu autor/a não leu o livro... Leia-o, e descontraídamente, que não só o papel não deita cheiro como o exercício da leitura é uma boa maneira de fugir a preconceitos.
    Cordialmente,
    José Santos

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.