O começo de uma avalanche

É apresentado agora em Macau o livro "Revisitar os primórdios de Macau: para uma nova abordagem da História", dos autores Jin Guo Ping e Wu Zhiliang. Edição que reflecte sobre a origem da presença portuguesa neste pequeno enclave situado do outro lado do mundo. A obra segue os passos dos primeiros embaixadores portugueses que entraram no território imperial chinês e se perderam de amores pela sua imensidão e pelo seu valor estratégico. Local onde acabariam por criar um porto seguro. Seguindo pela ingríme vereda que delimita a razão da História, os autores detêm-se por várias paragens, focando especialmente a figura das relações sino-portuguesas ao longo dos tempos e a explicação que justifica uma presença que se prolongou por mais de quatrocentos anos. Muitas vezes o passado escreve-se de maneira diversa, sempre com a componente política que muitas vezes a transfigura. Neste caso trata-se de uma visão que contradiz a teoria de que a presença de Portugal foi consentida e que em contraponto argumenta na tese de uma superiodade bélica superior e mais avançada que levou os chineses a recear algum conflito com essa civilização desconhecida. São treze estudos que compõem a obra, alguns inéditos outros editados e já publicados em chinês e que agora em língua portuguesa - idioma que os autores dominam - chegam aos leitores de Macau. Uma edição conjunta do IPOR e da Fundação Oriente e que foi apresentada por Rogério Pulga na Galeria da Livraria Portuguesa.
São estes os capítulos que compõem este livro:
1. Os impactos da conquista de Malaca em relação à China quinhentista: propostas para uma periodização da História Moderna da China
2. Tamão portuguesa descoberta
3. Uma embaixada com dois embaixadores: novos dados orientais sobre Tomé Pires e Hoja Yasan
4. A canibalização dos Portugueses e o seu significado nas relações luso-chinesas das dinastias Ming e Qing
5. A Deusa A-má, o topónimo Macau e as suas variantes
6. Razões palacianas na origem de Macau
7. Tentativas de uma nova abordagem às origens históricas da presença portuguesa em Macau
8. Desmistificando a “Lenda de Macau”
9. A primeira crónica de viagem sobre Macau
10. A propósito do primeiro procurador do Senado de Macau
11. Qual teria sido o verdadeiro motivo do vice-rei de Cantão Chen Rui para onvocar os Portugueses de Macau?
12. O significado de ‘xiang (âmbar cinzento)’ e ‘yan (ópio)’ na História de Macau
13. O papel que Macau tem desempenhado na História Moderna e Contemporânea da China

Revisitar os primórdios de Macau: para uma nova abordagem da História, de Jin Guo Ping e Wu Zhiliang
• EDIÇÃO IPOR / FUNDAÇÃO ORIENTE

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.