"Ei, tu não viste nada!"

Depois de A Santa Aliança – Cinco Séculos de Espionagem do Vaticano, obra de investigação que é um inquérito demolidor às zonas de sombra da Cúria romana e dos seus múltiplos e paradoxais interesses, a Campo das Letras dá agora à estampa ONU - História da Corrupção. Uma obra avalizada por documentos e fotografias onde Eric Frattin descreve, com todas as letras, sessenta anos de fraude, de corrupção, de favorecimento, esbanjamento, assédios sexuais, desperdícios,
violações e torturas, pederastia, subornos, má gestão e uma desastrosa administração por parte da ONU e das suas agências especializadas.
Um ensaio que nos conduz a uma profunda reflexão sobre as estruturas políticas em que nos apoiamos.
Desde 1945 que a ONU tem assumido um papel ao longo da sua história em muitos casos contrário ao espírito que marcava a própria Carta das Nações Unidas e aos ideais com que foi estabelecida.
Eric Frattini relata como «Trygve Lie, primeiro secretário-geral da ONU, cooperou abertamente com o Comité de Actividades Antiamericanas de McCarthy na sua "caça às bruxas" dentro da ONU; como Dag Hammarskjöld permitiu a entrada de agentes da CIA na sede da ONU e como ajudou essa entidade a manipular a política do Congo; como U Thant protegeu seis diplomatas árabes suspeitos de assassinar uma norte-americana numa orgia de sangue e sexo em troca de uma importante doação; como Kurt Waldheim ocultou o seu passado nazi e os seus anos de serviço no exército de Hitler; como Javier Pérez de Cuéllar protegeu
e promoveu as influências pessoais e o esbanjamento entre altos funcionários da ONU; como Butros Butros-Gali protegeu altos funcionários da ONU – seus amigos pessoais – de graves acusações de assédio sexual sobre funcionárias da organização; ou como Kofi Annan fechou os olhos em relação aos maiores casos de genocídio no Ruanda e em Srebrenica e, por "omissão", face ao maior caso de corrupção de toda a história da ONU no programa "Petróleo por Alimentos", em que esteve envolvido o seu próprio filho, Kojo Annan».
Um livro pertinente para o território de Macau e que deve ser objecto profundo de estudo.

SOBRE O AUTOR
Eric Frattini (Lima, 1963), escritor, jornalista e investigador, foi correspondente da "Cadena Ser", do jornal "Cinco Dias" e do "Canal Plus" no Médio Oriente.
É membro da Associacón de la Prensa de Madrid, da Associatión de Corresponsales Extranjeros em Israel, da Associatión de Periodistas Palestinos en los Territorios Ocupados e da Associatión de Periodistas de la Liga Árabe como membro de honra.
Viveu em Beirute (Líbano), em Nicósia (Chipre) e em Jerusalém (Israel).
É autor de uma dezena de livros, que foram traduzidos em diferentes países, entre os quais se destacam "Osama Bin Laden, la Espada de Alá" (2001) – a biografia do terrorista mais procurado em todo o mundo –, "Mafia S.A., 100 Anos de Cosa Nostra" (2002), "Irak, el Estado Incierto" (2003), "Secretos Vaticanos" (2003) e "A Santa Aliança – Cinco Séculos de Espionagem do Vaticano" (2004), publicado pela Campo das Letras em 2005.
Dirigiu ainda vários documentários de investigação para as cadeias de televisão Tele5 e Antena3 Televisión.

ONU: História da Corrupção, de Eric Frattini
Editora Campo das Letras • Colecção Campo da Actualidade
[À VENDA NA BLOOM]

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.