Perdido de enredos

Quantas formas há de dizer aquilo que se sente? Talvez não exista nenhuma. Aquilo que se sente talvez não viva de nenhuma palavra conhecida. Não vive do que pode ser dito nem do que está explicado. Vive do ar. O ar não pode ser dito. E no entanto há tentativas, há aproximações a uma inconsciência infinita que roda dentro de cada um. Como o sangue. Como o pensamento. E há o desejo verdadeiro da aproximação, pela descrição de um aroma longínquo. O eco de palavras escutadas. A saudade.
Na inclinação exclusiva do amor, verbo e tudo o mais. Sim, um verbo, e tudo o que há de mais. Há uma ligeira contracção dos sentidos. Da direcção. Sentidos que depressa se desfazem e perdem toda a pose escorregando por um abismo de embriaguez e afecto. Sem nada a perder. É assim, sem mesmo nada a perder e sem medo nenhum do que possa acontecer.
Não importa que amor, a palavra, rima com outra mais pequena e que cria a raiz de todas as feridas.

Neste livro, aqui reunido, existem tentativas. Delas se fazem as formas de dizer "amo-te" e delas sobra uma quantidade de escritores e poetas que saltaram de olhos fechados para o abismo e cantaram o amor. São as mais belas declarações de amor dos mais famosos amantes da literatura universal.
Percorrendo mais de vinte séculos de literatura, desde o autor da Arte de Amar, Ovídio, aos grandes poetas do amor como Luís de Camões, Shakespeare, Byron, Keats, Púchkin, Verlaine, Cesário Verde, Fernando Pessoa ou Florbela Espanca, passando pelos grandes romancistas como Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Balzac, Tolstoi, Dostoiévski, Zola; esta antologia, organizada cronologicamente, reúne toda essa dor que sobra da palavra com a qual ela rima. Junta o desejo. O ardor. E atira-o por aí fora. Para o nada. Para o monte das palavras que ainda não são conhecidas.

Um destes exemplares pode ser seu se sintonizar a Rádio Macau, esta Quinta-feira às 17.00. A Bloom junta-se também ao Tai Chung Pou numa promoção do dia de São Valentim. Bastando criar as melhores frases de amor com declarações que fazem subir o Céu mais um bocadinho.

Amo-te • Uma Antologia Literária 101 NOITES

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.