"É só mais um bocadinho!"

Acompanhar as nossas crianças na descoberta das imagens não é uma escolha, é uma necessidade. As crianças estão mergulhadas cada vez mais cedo nos livros, nos cartazes publicitários e, claro, na televisão. E quer os pais falem ou se calem, é sempre a partir das suas reacções que as crianças constróem as sua referências.
A criança é hoje convidada, praticamente desde a infância, a ver essas imagens: a publicidade que a cerca, as revistas que folheia sem ainda saber ler, os ecrãs de televisão e os jogos vídeo. E é convidada a ir buscar às imagens soluções para a sua vida quotidiana. Estas tornam-se suporte de modelos que entram em competição permanente com os dos pais. Mas estes conservam um poder considerável: é sempre a partir das suas reacções que a criança instala os seus primeiros pontos de vista.
Mas como reagir? Até onde é que as interdições e a obediência pedidas à criança favorecem os seu desenvolvimento e a partir de quando lhe causam prejuízo? E como evitar o pior das imagens, utilizando-as para o melhor?
Como ajudar os pais a preencher adequadamente este papel essencial? Serge Tisseron responde às questões de Brigitte Canuel, que se põem a todos os pais. Do ventre materno à adolescência, do álbum de fotografias de família aos jogos de vídeo, da violência televisiva à primeira sessão de cinema, como proteger as crianças sem defraudar sua curiosidade?
Este guia não se contenta com dar uma lista de respostas, propõe também pistas - e chamadas de atenção - para que os pais e as crianças aproveitem, em conjunto, as imagens. Porque as imagens são para pais e filhos uma ocasião formidável de estar próximos.

SOBRE O AUTOR
Psiquiatra e psicanalista, Serge Tisseron trabalha desde há 20 anos sobre as nossas relações com as imagens. É autor de numerosas obras, entre as quais Tintin no Psicanalista (Aubier e, em Portugal, Bertrand) e Le Bonheur des Images (Les empêcheurs de penser en rond). É igualmente autor de bandas desenhadas, nomeadamente de Diário de um Psicanalista.

Manual para Pais Cujos Filhos Vêem Demasiada Televisão, de Serge Tisseron
EDIÇÕES 70 • PUBLICADO EM FINAIS DE 2007 • BREVEMENTE DISPONÍVEL NA BLOOM

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.