Curvas sem fim

Não é o ângulo recto que me atrai
nem a linha recta, dura, inflexível,
criada pelo homem.
O que me atrai é a curva livre e sensual,
a curva que encontro nas montanhas
do meu país,
no curso sinuoso dos seus rios,
nas ondas do mar,
no corpo da mulher preferida.
De curvas é feito todo o universo,
o universo curvo de Einstein.

Neste livro, apesar da liberdade plástica, total, que procuro praticar, vocês, meus irmãos portugueses, vão encontrar muita influência da sua velha arquitectura colonial, tão repetida em meu país. Refiro-me às velhas casas de fazenda, senhoriais, todas caiadas de branco, com largas varandas a protegerem e ampliarem os espaços interiores. E, mais ainda, as belas igrejas barrocas nascidas com vocês aí em Portugal. O resto é a minha arquitectura, os longos anos que passei debruçado na prancheta, mas sempre encontrando tempo para sentir a vida, a família, os amigos, este mundo que precisamos melhorar. Tudo isto que, para mim, é mais importante que a arquitectura.
Meu Sósia vem de longe, de outros continentes, de tempos tão distantes que deles só os livros podem lembrar. Mas vem também de áreas mais próximas, vem de Maricá onde nasceram meus avós.
Quer ocupar-se de coisas em demasia. Desenhar, fazer esculturas e literatura. Procuro contê-lo, fazendo autocrítica, ouvindo os amigos, lendo muito. Mas ele insiste. Diz que a arquitectura deve estar ligada a todos os assuntos da cultura e lembra como afirmativas de Heidegger e Malraux me foram úteis na defesa de meus projectos. Tudo o que faço tem sua participação e com ele divido o que vocês acharem de bom ou ruim neste livro.
[Oscar Niemeyer]

Oscar Niemeyer, agora com 100 anos de idade, é unanimemente considerado um dos maiores vultos de sempre da arquitectura mundial, tendo assinado projectos como a cidade de Brasília, ou a sede das Nações Unidas em Nova Iorque assim como muitas, muitas outras obras de indiscutível valor, espalhadas pelas mais diversas cidades do Mundo.
Este Livro tem a finalidade de expor de maneira mais clara, mas sempre poética, sob os mais diversos ângulos em que ela se compõe - o Arquitecto, o Artista, o Escritor, o Criador, o Cidadão, o Amigo - a personalidade de Oscar Niemeyer. O seu caminho, as pessoas que marcaram presença na sua vida, as coisas que lhe interessam.

Meu Sósia e Eu, de Oscar Niemeyer • CAMPO DAS LETRAS

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.