Mais do que um mundo

A morte de cada homem ou mulher significa a morte de uma tradição, de algum conhecimento sobre rituais sagrados detido por ninguém mais. A informação que está contida nas minhas imagens deve ser adquirida de uma vez por todas, ou a oportunidade estará perdida para sempre.
Durante mais de trinta anos, o fotógrafo Edward Sheriff Curtis (1868-1952) percorreu a América do Norte de ponta a ponta. O seu objectivo era registar os vestígios da vida tradicional indígena que se encontravam em progressiva extinção em toda a América do Norte, gravando-os em imagens e palavras. Curtis tornou-se assim um dos nomes de maior relevância no registo e recuperação da cultura dos indígenas, uma técnica que aprendeu por experiência própria por entre as suas sessões fotográficas. Iniciando a sua pesquisa em 1900, criando por si uma máquina fotográfica especial, Curtis aprendeu a utilizar métodos de investigação científica, acreditando sobretudo na fotoetnografia como importante fonte de preservação histórica e obcecado por uma missão superior abraçou essa ideia realizando-a durante toda a sua vida. O resultado tornou-se monumental com a publicação da enciclopédia "The North American Indian". No final este empreendimento compreendia vinte volumes de texto escrito, acompanhado por vinte álbuns com mais de 2000 ilustrações. Nenhum outro fotógrafo criou tamanha obra sobre o mesmo tema, que continha na altura mais de 40 mil fotografias. É Curtis, mais do que nenhum outro, que no fundo moldou de maneira crucial a nossa concepção dos índios americanos. Este grandioso livro mostra as suas imagens mais impressionantes e os detalhes de uma vida que o levou não só pelas pradarias mas também para o meio dos filmes realizados nos estúdios de Hollywood.

SOBRE O AUTOR
Hans Christian Adam estudou Psicologia, História de Arte e Comunicação em Göttingen e em Viena. Como especialista em história pictórica, publicou variados artigos e livros sobre o tema, incluindo títulos sobre viagens e fotografia de guerra.

Edward S. Curtis, de Hans Christian Adam • TASCHEN • VERSÃO PORTUGUESA • NA BLOOM

1 Comment:

  1. Anonymous said...
    Perhaps more interesting was the reconstruction of a Curtis stage show from 1911, The Indian Picture Opera (2006).

    A contemporary version of it was released on DVD and can be searched on Amazon.

    Original music was recreated, and combined with 36 minutes of E.S. Curtis narration. The production reveals Curtis's interpretation and demeanor from the era.

    It's thought provoking, and discussion provoking.

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.