Um País traçado a pente fino

ESTREIA MUNDIAL EM HONG KONG E MACAU
A história deste livro começa no dia em que a China venceu a disputa pela organização dos Jogos Olímpicos de 2008. Liu Heung Shing, agora com 56 anos de idade, um veterano da revista Time, explica que a partir desse momento a primeira questão em que pensou foi qual seria a imagem do país e de que maneira ele iria ser visto por todas as pessoas que o iriam visitar durante os Jogos Olímpicos. Daí nasceu a necessidade de criar um documento para a compreensão de todo o caminho que a China e as suas gentes percorreram para chegar até aos dias de hoje, um país aberto ao mundo.
A editora alemã TASCHEN responde assim à curiosidade despertada pelas Olímpiadas com uma grande antologia de fotografia que percorre toda a existência da República Popular da China, desde 1949, mostrando a face de todas as suas disputas internas, até aos acontecimentos mais recentes, como o terramoto de Sichuan e o elevar da Tocha ao Monte Everest. O responsável por este ambicioso empreendimento é Liu Heung Shing, foto-jornalista chinês nascido em Hong Kong e formado nos Estados Unidos, onde ganhou respeito como fotógrafo na prestigiada revista Life.
Em 1992, Liu, recebeu o prémio Pulitzer de fotografia, partilhado com os seus colegas da Associated Press, com uma reportagem sobre o desmembramento da União Soviética. "China: Portrait of a Country" parte de um percurso inverso, o de ligar todas as linhas da história registadas dentro das objectivas fotográficas e a partir daí, pela costura de imagens nunca antes vistas pelo resto do mundo, definir com testemunhos reais o retrato de todo um país.
Na China pós-Mao, o líder do governo central Deng Xiaoping incitava os seus concidadãos a "procurar a verdade perante os factos". Levado por este lema, Liu, parte na sua intensa procura, que durou mais de quatro anos, contactando e pesquisando os arquivos de muitos fotógrafos, muitos deles já reformados, que guardavam os seus negativos como relíquias em caixas de sapatos debaixo da cama. Talvez com receio de que o trunfo guardado fosse desconfortável à luz do dia. Pelo pó e pela “verdade” a selecção não deixou nada de lado, não se limitou pela perspectiva de reprovação das autoridades oficiais. Visitar visualmente a história da China era uma tarefa difícil até aqui, é certo que as imagens valem mil palavras e é por aí que se tornam claros todos os pequenos e grandes indícios da construção de uma nação.
Hoje a o grande continente é uma das economias de topo a nível mundial com uma ascensão vertiginosa de sucesso nos últimos anos. Este livro procura acima de tudo apresentar toda essa transformação, unindo todos os seus vértices. Pelos olhos de 88 fotógrafos chineses, Liu leva ao mundo uma viagem visual através dos 60 anos da República Popular, ilustrando pelas suas páginas todo o seu curso humanista e mostrando como o povo chinês floresceu, apesar de uma longa austeridade e privação sofridas nas décadas anteriores.
Com uma edição extremamente cuidada e ao longo de 424 páginas, a editora lendária alemã, que escolheu as cidades de Hong Kong e Macau para o lançamento mundial desta obra, marca um ponto de viragem na sua já longa carreira, entrando na edição de documentos históricos de objectiva relevância. Com este livro e de olhos postos no esplendor olímpico, que festeja acima de tudo a interligação de povos, o universo chinês irá porventura despertar para uma nova era.
Em última instância este é um trabalho que homenageia os fotógrafos chineses e o poder de captação que a pertinência da Fotografia estabelece como plena forma de arte e de vida.

No próximo Domingo, apartir das 18 horas, numa organização conjunta entre a
TASCHEN e a Bloom, Liu Heung Shing irá estar presente em Macau na Bloom Yellow situada no Albergue em São Lázaro para apresentar “China, Portrait of a Country”.
[EDIÇÃO TRINLIGUE: INGLÊS, FRANCÊS E ALEMÃO]

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.