A revista das pessoas comuns

A revista LER, fundada em 1987, regressou de novo às bancas, totalmente renovada, com uma nova equipa, liderada por Francisco José Viegas, com um nova imagem gráfica, um novo formato, e com novos colaboradores onde se destaca a maior informação possível sobre os livros à venda em Portugal — mas sempre com vivacidade na vontade de chegar a um público mais vasto, afastando a ideia de que é um produto exclusivamente intelectual.
É talvez com esse desígnio de chegar mais longe, diga-se em termos de vendas e de projecção da revista no mercado nacional, e depois de Lobo Antunes e Saramago, que o terceiro número da nova geração da LER traz Margarida Rebelo Pinto na capa. Lá dentro, numa entrevista de nove páginas com a autora que já vendeu um milhão de livros em toda a sua carreira, Carlos Vaz Marques tenta pormenorizar os passos e o valor desta escritora que tanta polémica tem gerado no mundo literário português, encostando-a um pouco à parede mas sem na verdade a pôr em causa. Poder-se-á pensar que esta escolha entra um pouco em dissonância com o resto da revista, mas o mundo vive do debate de ideias por fazer e das suas discussões. Margarida Rebelo Pinto é um fenómeno da edição de livros e um dos maiores exemplos de sucesso. Será esssa razão suficiente para a dimensão que lhe é dada?
A LER de Julho/Agosto traz ainda os destaques de Zadie Smith, Hisham Matar, Mário Cláudio e de todo o panorama da publicação mais recente, com extractos de Roberto Bolaño, com Os Detectives Selvagens e de David Peace, com Tokyo - Ano Zero. Fala-se também dos 25 livros para deglutir este Verão e das 10 cidades literárias para visitar e ler. Esta revista conta com um dsitinto leque no seu corpo 'clínico' de colunistas e colaboradores onde se podem encontrar os nomes de José Mário Silva, Eduardo Pitta, José Eduardo Agualusa, Inês Pedrosa, Pedro Mexia, Abel Barros Baptista, entre muitos outros.
A Bloom tem trazido discretamente a LER para Macau, onde planeia uma apresentação da mesma com mais detalhe, por agora pode encontrá-la no Albergue de São Lázaro, onde se encontra sediada a Bloom Yellow, onde se encontram à venda ainda os números anteriores.
[A LER ESTÁ AQUI]

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.