Com rede

Selvagens e Sentimentais é um delicioso livro de textos sobre o futebol. Escrever sobre este desporto é para Javier Marías "um descanso", o qual deve entender-se, como a oportunidade de abandonar as máscaras da ficção e instalar-se num território em que "as coisas são claras e o autor se sente seguro das suas paixões e das suas recordações". Para ]avier Marías o futebol é "a recuperação semanal da infância"; e também é temor. dramaticidade e soçobro, uma mistura de sentimentalismo e selvajaria, uma escola de comportamento e nostalgia, e a encenação do épico ao alcance de todo o mundo. Nestes brilhantes textos fala-se de jogadores e aficionados, treinadores e presidentes, derrotas e triunfos, de emoção e vergonha; também do carácter quase cinematográfico deste desporto, da cuidadosa memória e do rápido esquecimento, do patriotismo, da celebração dos golos, dos hinos, dos andares e dos gestos cheios de significado. E vemos o futebol como certamente é, no fundo, para milhares de aficionados: um interminável desfile de heróis, vilãos, figurantes e façanhas, um espectáculo que talvez mereça a pena levar a sério.

Selvagens e Sentimentais, de Javier Marías
• DOM QUIXOTE • FICÇÃO UNIVERSAL

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.