O sonho mais alto

Composto por sete sessões realizadas em seis universidades portuguesas, o Colóquio "Saberes Partilhados: O Lugar da Utopia na Cultura Portuguesa", realizado entre Março e Maio de 2005, promoveu o diálogo interdisciplinar entre diferentes centros de investigação nacionais. O volume que agora se publica espelha os trabalhos então desenvovidos. Pela sua estrutura, mais do que fornecer respostas, o livro levanta questões: é esse o resultado inevitável da partilha de saberes. A importância dessa partilha pode ser medida pelas janelas que, no final de cada sessão, se foram abrindo sobre um horizonte utópico português, apreendido a cada passo como sendo cada vez mais vasto e mais interessante.
O projecto sobre a Utopia funda-se na constatação de que o pensamento utópico português, e em particular a utopia literária em Portugal, não têm suscitado a merecida atenção por parte da comunidade científica. O estado lacunar do nosso conhecimento destas matérias tornou-se por demais evidente após a identificação de certo número de textos utópicos, dos séculos XVIII a XX, até então ignorados. E é incontornável, por outro lado, a existência de uma tradição utópico-profética, informada por temas como o Sebastianismo e o Quinto Império, que permeia o pensamento português de Bandarra e Vieira a Agostinho da Silva. Assim, o projecto encarna uma ambição de pesquisa sistemática e exaustiva, implicando vários objectivos, designadamente: proceder a um levantamento exaustivo de textos de carácter utópico, portugueses e publicados ou com circulação em Portugal, da Idade Média ao século XX; publicar edições críticas de textos raros e relevantes para uma reapreciação da história do pensamento utópico em Portugal; reexaminar o lugar do pensamento utópico português no contexto mais vasto do pensamento ocidental, numa perspectiva comparatista.
Empenhada que está no desenvolvimento do campo dos Estudos sobre a Utopia no nosso país, a equipa do projecto desenvolveu um sítio na Internet e lançou a primeira publicação periódica sobre o tema - E-topia: Revista Electrónica de Estudos sobre a Utopia, que podem ser encontrados aqui: www.letras.up.pt/upi/utopiasportuguesas.

Saberes Partilhados O Lugar da Utopia na Cultura Portuguesa • Fátima Vieira

QUASI EDIÇÕES
• ENSAIO • 2007
{à venda na Bloom}

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.