Estudo sobre "A leitura em Portugal"

Há 57 por cento de portugueses a ler livros, revela um estudo, "A leitura em Portugal". Mas apenas lêem entre duas a cinco obras literárias por ano. O secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho, manifestou-se hoje optimista com os resultados do estudo mas sublinhou que é preciso intensificar o apelo à leitura.
Em declarações à agência Lusa no dia em que é divulgado o estudo sobre "A leitura em Portugal", Mário Vieira de Carvalho referiu que é preciso "criar no espaço público, fora da escola, incentivos para que as pessoas procurem mais os livros".
Para o secretário de Estado, "as estatísticas põem em evidência que continua a haver desequilíbrios que é preciso corrigir", referindo-se à discrepância entre o volume da edição e o que é lido em Portugal.
No seu entender, os incentivos à leitura passam pela rede de bibliotecas públicas, que, nos últimos anos, "conseguiram corrigir assimetrias entre grandes centros urbanos e periferias e têm sido um contributo decisivo para promover a leitura".
Desde 1987, o estado investiu mais de 64 milhões de euros na rede de bibliotecas públicas, que conta actualmente com 157 espaços.
Até ao final de 2008, o ministério da Cultura conta inaugurar mais 20 bibliotecas públicas.
[ESTA É UMA NOTÍCIA RETIRADA DO PÚBLICO]

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.