Para cá e para lá

Realidade e ficção, autor, narrador e personagens, como o contabilista Sicraninho e M., confundem-se nesta intriga com alusões a vários nomes da literatura: Jorge Luis Borges, Francisco José Viegas, José Eduardo Agualusa, João Ubaldo Ribeiro, Pedro Rosa Mendes, Enrique Vila-Matas, Machado de Assis, entre tantos outros. A realidade e a ficção constituem a matéria da Literatura e o autor explora aqui a ideia dessa grande viagem que a leitura – e a escrita – nos proporcionam.

«No dia em que Atla morreu, os homens juntaram-se na taberna diante do porto velho. Enquanto atiravam aguardente para as gargantas e olhavam as gaivotas com a persistente angústia que amofina os pescadores quando estão presos em terra, recordaram que Atla, enquanto viva, era a mais bonita mulher que jamais tinham visto, ali ou em qualquer outra parte do mundo. Dois ou três suspiraram profundamente, como se a estivessem vendo tal como ela era nos seus dias de mais espantosa beleza, quando trazia soltos os caracóis do cabelo e o sol lhe incidia no rosto moreno. Um deles derramou no chão algumas gotas do bagaço. Um outro disfarçou a lágrima que tinha no canto de um olho?»

Manuel Jorge Marmelo nasceu no Porto em 1971 e é jornalista desde 1989. Estreou-se na ficção em 1996 com o O Homem que Julgou Morrer de Amor. Publicou, entre outros livros, Portugués, Guapo y Matador (romance, 1997), Nome de Tango (romance, 1998), As Mulheres Deviam Vir com Livro de Instruções (romance, 1999), O Amor É para os Parvos (romance, 2000), Palácio de Cristal, Jardim-Paraíso (álbum, 2000), Sertão Dourado (romance, 2001), Paixões & Embirrações (crónicas, 2002), Oito Cidades e uma Carta de Amor (contos e fotos, 2003), A Menina Gigante (infantil, 2003), Os Fantasmas de Pessoa (romance, 2004), O Silêncio de um Homem Só (contos, 2004, Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco), Os Olhos do Homem que Chorava no Rio (novela, 2005), O Peixe Baltazar (infantil, 2005), Porto: Orgulho e Ressentimento (crónicas, 2006), Zé do Saco, o Contrabandista (infantil, 2006) e Aonde o Vento me Levar (romance, 2007).
Tem publicado regularmente textos e contos em diversas antologias e publicações em Portugal, no Brasil, no México, em Itália e em França.

Aonde o Vento Me Levar, de Manuel Jorge Marmelo

Campo das Letras • ISBN: 9789896251307 • 2007

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.