No céu e na terra

John Steinbeck foi um autor abundante, extremamente cuidadoso na elaboração dos seus livros, amigo de personagens influentes da política, agraciado com o Prémio Nobel e dono de uma visão muito clara dos tempos em que viveu. O seu interesse por temas banidos do incipiente American Way of Live fez até que fosse acusado de ser comunista, facto que as suas três visitas à União Soviética não facilitaram noutro entendimento - uma para fazer uma grande reportagem, fotografada por Robert Capa, com a sua verdade sobre o Leste.
Lançado em 1933, 'A Um Deus Desconhecido' relata a crença de um agricultor da Califórnia que acredita que uma das árvores do seu próspero pomar incorporou o espírito do seu pai, criando através desta metáfora o retrato das diferenças socio-económicas de um dos mais duros períodos da economia norte-americana tão afectada pelo crash económico de 1929. O romance vai andando até que um dos irmãos se assusta com as crenças pagãs em torno da árvore e a corta, fazendo abater a desgraça sobre a família. Sacríficio, fé, determinação, estoicismo e loucura, sempre presentes numa luta desigual entre o homem e a natureza elevada a um ser divino. A morte é a salvação porque nos mistura com a própria terra.
John Steinbeck envolve as suas personagens numa trama de mistério em que o amor pela terra, a descoberta de novos espaços de liberdade, a tenacidade irredutível da vontade de vencer formam parte da mesma mística americana. Edição grandiosa lançada originalmente no ano do centenário do seu nascimento, um relato que pinta o quadro do pensamento de Steinbeck e o define para a história da literatura.
[TEXTO DAQUI E DALI]

A Um Deus Desconhecido, de John Steinbeck
LIVROS DO BRASIL

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.