Atado

O que a presença dessa mulher apaziguou em mim não foi a sede carnal de um viajante, foi a minha angústia original. Nasci estrangeiro, vivi estrangeiro e morrerei estrangeiro ainda. Sou demasiado orgulhoso para falar de hostilidade, de humilhações, de rancor, de sofrimentos, mas sei reconhecer os olhares e os gestos. Há braços de mulheres que são lugares de exílio, e outros que são a terra natal.

Tendo partido pelas estradas em 1665, o narrador desta história, Baldassare Embriaco, genovês do Oriente e negociante de curiosidades, anda em busca de um livro que se supõe trazer a Salvação a um mundo desamparado. Anda sem dúvida também à procura daquilo que ainda possa dar um sentido à sua própria existência.
No decurso do seu périplo, no Mediterrâneo e para além dele, Baldassare atravessa regiões de perdição, cidades em chamas, comunidades à espera. Encontra o medo, a falsidade e a desilusão; mas também o amor, no momento em que já não o esperava
A mola da narrativa de Maalouf é uma inquietação e uma vontade de partir constantes, somada a uma sede de conhecimento que, na época, alargava as fronteiras do espírito. Dos azares, desamores, nostalgias e golpes do destino vamos tendo conta, mas é nas páginas mais pessoais do diário que se estabelece a cumplicidade entre o herói e o leitor e se recupera alento para uma fantástica jornada sem fim. Maalouf tem um excepcional conhecimento da História e um talento natural para a narrativa de aventuras.

SOBRE O AUTOR
Nascido no Líbano em 1949, Amin Maalouf vive em Paris desde 1976.
Grande repórter durante 12 anos, realizou missões em mais de 60 países. Antigo chefe de redacção do Jeune Afrique, onde também foi editorialista, consagra hoje a maior parte do tempo à preparação dos seus livros.
É autor de várias obras, entre elas a premiada: As Cruzadas Vistas Pelos Árabes (Prix des Maisons de la Presse). Na Difel, para além desta obra, estão também publicadas Samarcanda, Os Jardins de Luz, O Século Primeiro Depois de Beatriz, Escalas do Levante, As Identidades Assassinas, O Périplo de Baldassare, O Amor de Longe, Origens, um fresco histórico sobre as suas próprias origens, e mais recentemente, Adriana Mater, um libreto de ópera.

Prémios
Prémio Goncourt 1993
Prix des Maisons de la Presse 1993


O Périplo de Baldassare, de Amin Maalouf
DIFEL - Colecção: Literatura Estrangeira - 2008

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.