A vida de um quadro

Tendo como pano de fundo a cidade de Paris no rescaldo da Revolução Francesa, "O Deus da Primavera" narra a história do pintor Théodore Géricault e da criação do quadro épico que se tornou um marco fundamental do movimento romântico em pintura e um marco político de consequências imprevisíveis para o seu autor: "A Jangada da Medusa", quadro que se encontra hoje exposto no Museu do Louvre em Paris.
Ao ganhar, com apenas vinte e um anos, o mais prestigiado prémio de pintura atribuído na época - a Medalha de Ouro do Salon -, Théodore Géricault (1791-1824) procura agora um tema para a sua próxima obra-prima. Mas nem mesmo um estágio em Roma com um dos maiores mestres europeus parece tê-lo inspirado: Théodore está desesperadamente apaixonado e só consegue pensar em retratos de Alexandrine, a jovem que casou com o seu tio e de quem se tornou recentemente amante.
Mas eis que, por mero acaso, descobre num jornal uma história do naufrágio da fragata Medusa - uma catástrofe que fascinou e horrorizou o público francês com os seus relatos de traição, loucura, assassínio e canabalismo - e da qual o pintor não tomou conhecimento por se encontrar em Itália. Então, tomado de uma verdadeira obsessão, Théodore consegue encontrar o rasto a dois dos sobreviventes da tragédia e descobre finalmente o tema que procurava. Mas será que, depois dos seus relatos, conseguirá manter a sua sanidade?
Baseado em factos verídicos, assim como factos da própria vida de Géricault, Arabella Edge constrói um trama que gira em volta do célebre e estranho naufrágio da fragata Medusa ocorrida ainda no rescaldo da Revolução francesa e que, na época, fascinou e horrorizou o público francês com os relatos dos sobreviventes sobre traição, canibalismo, assassínio e incompetência dos altos comandos com a complacência do próprio rei de França.
[PHOTO: REPRESENTAÇÃO MODERNA DO QUADRO DE GÉRICAULT]

SOBRE A AUTORA
Arabella Edge foi leitora de Literatura Inglesa na Universidade de Bristol e emigrou para a Austrália em 1992. Vive com o marido entre Sydney e Bicheno, na costaoeste da Tasmânia. O seu primeiro romance, The Company, foi galardoado com o prémio para o melhor primeiro romance da região do Sudoeste Asiático e Pacífico Sul do Commonwealth Writer¼s Prize de 2001 e foi finalista do Miles Franklin Award.

"O Deus da Primavera", de Arabella Edge • QUIDNOVI
[À VENDA NA BLOOM]

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.