Pelo compromisso de ler

Do que o leitor português ainda hoje não tem uma clara consciência é de que Ballester, muito antes de ser um romancista reconhecido, já o era como crítico e ensaísta literário, com uma extensa obra publicada de cujo mérito não restam hoje dúvidas, embora no seu tempo tenha gerado muitos detractores e lhe tenha acarretado graves prejuízos pessoais, relegando para o quase anonimato a sua simultânea obra de ficção.
Exerceu a crítica dramática na rádio e nos jornais (peças que, por sinal, ainda não foram reunidas em livro), tendo-se convertido num ponto de referência incontornável no seu tempo. Paralelamente, publicou estudos e ensaios sobre literatura; e um manual (acompanhado de antologia dos autores estudados), abrangendo a literatura espanhola de fim de século (realismo, naturalismo) até aos anos 50, que é uma obra a todos os títulos indispensável e não superada.
A necessidade de ganhar a vida e o gosto que cultivara pelo jornalismo literário nos muitos anos de crítica teatral, deixaram-no sempre ligado aos periódicos como tribuna ideal para difundir as suas ideias estéticas e a sua actividade pedagógica, a que nunca renunciou e de cuja utilidadesocial nunca duvidou.
Nos tempos da maturidade intelectual, quando em paralelo com a sua profissão docente, abandonada já a crítica teatral, ia crescendo a obra de ficcionista, desenvolveu esta espantosa actividade de «colunista», de cujo acervo este livro constitui uma amostra específica. Entre 1964 e 1986 estão vinte e dois anos de colaborações semanais em três épocas distintas, cada uma delas separadas entre si por alguns anos, levada a cabo em três jornais diários espanhóis, um regional, e dois nacionais, que recolheram as crónicas de Ballester, e que completam a sua imagem de intelectual livre e lúcido, de criador comprometido com a sua arte.
Começou no Faro de Vigo (1964-67), matutino de âmbito distrital; continuou no lnformaciones (1973-79), um vespertino de Madrid; e terminou no suplemento cultural do ABC (1981-86), também de Madrid.
Os textos que aqui se apresentam resumem-se aos dois últimos, pois nas colaborações do Faro de Vigo não existem textos da índole dos aqui reunidos, à excepção de dois pequenos fragmentos.

SOBRE O AUTOR
Gonzalo Torrente Ballester nasceu em 1910, na localidade de Ferrol, na Galiza. Licenciou-se em Ciências Históricas na Universidade de Santiago de Compostela, de cuja Faculdade de Letras foi professor até 1940, altura em que integrou o quadro oficial dos liceus como professor efectivo. Leccionou em várias cidades até 1947, ano em que se instalou em Madrid.
Entre 1957 e 1962 publicou a sua famosa trilogia romanesca Os Prazeres e as Sombras, distinguida com o Prémio da Fundação March, também já editada pela DIFEL.
Em 1966 partiu para os Estados Unidos, onde ensinou Literatura Espanhola durante sete anos. Em 1975 fixou definitivamente residência em Salamanca e foi eleito para a Real Academia Espanhola das Letras.
Entre os muitos prémios com que foi distinguido, contam-se o Príncipe das Astúrias das Letras (1982) e o Cervantes (1985), os galardões máximos da literatura em língua castelhana.
O autor morreu em Salamanca, em 1999. Doménica, a sua última obra foi publicada já depois da sua morte.

Sobre a Literatura e a Arte do Romance, de Gonzalo Torrente Ballester
Tradução, Notas e Bibliografia: António Gonçalves
DIFEL • Colecção: Documento e Ensaio • 436 Páginas • 240 MOP$

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.