Olha como foi, no Largo do Carmo

Os momentos mais marcantes e tensos da revolução de 25 de Abril de 1974 viveram-se no Largo do Carmo, tendo como epicentro o quartel que desde 1845 funciona como Comando da Guarda Nacional Republicana e das guardas suas antecessoras. Se, por um lado, se encontra bastante documentado o papel dos militares do Movimento das Forças Armadas e da população que ajudou à vitória da liberdade, por outro, é muito escassa a documentação relativa ao papel dos militares da GNR na Revolução e as informações sobre as últimas 14 horas do derradeiro chefe de governo do antigo regime no interior do Quartel do Carmo.
É neste contexto que surge esta obra, onde o autor, ele próprio oficial da GNR, efectuou uma investigação histórica acerca dos acontecimentos ocorridos no Carmo, começando pelos antecedentes da Revolução e prolongando-se até à consolidação da democracia em Portugal. Para tal, privilegiou o testemunho dos principais intervenientes nos acontecimentos, sobretudo dos militares da Guarda Nacional Republicana e dos seus familiares que à época residiam no interior do Quartel do Carmo, bem como dos familiares de alguns militares e civis entretanto falecidos. Paralelamente, procurou consumar uma síntese da documentação mais directamente relacionada com os acontecimentos no Largo do Carmo e com a participação da GNR.
Com a publicação desta obra fica mais completo o quadro histórico da Revolução de Abril e é feita luz sobre momentos cruciais e dramáticos do próprio dia 25 de Abril, os quais se revelaram decisivos para a ulterior trajectória da revolução.

No caso do 25 de Abril de 1974, os detalhes, o acaso ou a sorte acabaram por bafejar os intervenientes, protegendo as manobras e impedindo o derramamento de sangue no interior do Quartel do Carmo e no Largo do Carmo.
NUNO ANDRADE
SOBRE O AUTOR
Nuno Andrade em 1965 no Porto. É licenciado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Iniciou a carreira militar no Regimento de Comandos em 1986. É major na GNR desde 2002, tendo passado a desempenhar as funções de director do Arquivo Histórico, Biblioteca e Museu da GNR. Tem efectuado estudos e investigação no âmbito da segurança interna e lecciona a cadeira História da GNR no Instituto de Estudos Superiores Militares.
Autodidacta, iniciou a actividade artística desde muito cedo, na modalidade de desenho e pintura, tendo participado em diversas exposições e elaborado também medalhas comemorativas e símbolos heráldicos.

Para Além do Portão: A GNR e o Carmo na Revolução de Abril, de Nuno Andrade

GUERRA E PAZ • Colecção O Passado e o Presente • 256 Páginas • ABR 2008

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.