O "Elogio da Beira" e muitas outras crónicas

António José Saraiva é respeitado como uma das figuras mais interessantes da vida intelectual portuguesa do século XX. Ensaísta em áreas tão diversas como a Literatura, a História, a Filosofia, a Sociologia, a Educação ou a Política, assinou regularmente crónicas em vários jornais e revistas. Esse rico espólio cultural foi coligido pela irmã, Maria José Saraiva, ao longo de mais de seis anos de trabalho árduo, levado até à minúcia e apresentado sob a forma de livro.

António José Saraiva (Leiria, 31 de Dezembro de 1917 - Lisboa, 17 de Março de 1993) , doutorado em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa, foi um professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, bem como historiador português.
Foi militante do Partido Comunista Português e combateu o regime salazarista, tendo sido apoiante da candidatura do general Norton de Matos. Em 1949, foi preso e impedido de ensinar. Durante os anos seguintes, viveu exclusivamente das suas publicações e da colaboração em jornais e revistas.
António José Saraiva foi exilado para França em 1960, tendo em seguida ido viver para a Holanda onde foi professor catedrático da Universidade de Amesterdão e só regressando a Portugal após a Revolução dos Cravos.
Em Lisboa foi professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade de Lisboa.
Ao longo deste percurso profissional, António José Saraiva publicou uma vastíssima e importante bibliografia, considerada de referência nos domínios da História da Literatura e da História da Cultura portuguesas, amadurecida quer na edição de obras e no estudo de autores individualizados (Camões, Correia Garção, Cristóvão Falcão, Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Fernão Lopes, Fernão Mendes Pinto, Gil Vicente, Eça de Queirós, Oliveira Martins, entre outros), ressaltando-se nesse âmbito os vários estudos que dedicou a Os Lusíadas ou ao Padre António Vieira, quer através da publicação de obras de grande fôlego como a História da Cultura em Portugal ou, de parceria com Óscar Lopes, a História da Literatura Portuguesa.

Crónicas, de António José Saraiva * Quidnovi * ISBN: 9789895541461

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.