O velho contador de histórias

"Memória das Minhas Putas Tristes" conta a história de um velho jornalista de noventa anos que deseja festejar a sua longa existência de prostitutas, livros e crónicas com uma noite de amor com uma jovem virgem. Inspirado no romance "A Casa das Belas Adormecidas" do Nobel japonês Yasunari Kawabata, o consagrado escritor colombiano submerge-nos, num texto pleno de metáforas, nos amores e desamores de um solitário e sonhador ancião que nunca se deitou com uma mulher sem lhe pagar e nunca imaginou que encontraria assim o verdadeiro amor. Rosa Cabarcas, a dona de um prostíbulo, conduzi-lo-á à adolescente com quem aprenderá que para o amor não há tempo nem idade e que um velho pode morrer de amor em vez de velhice. A escrita incomparável de Gabriel García Márquez num romance que é ao mesmo tempo uma reflexão sobre a velhice e a celebração das alegrias da paixão.

Gabriel García Márquez (Aracataca, Magdalena, 6 de março de 1928) é um importante escritor colombiano, jornalista, editor e activista político e pémio Nobel da Literatura em 1982. Foi responsável por criar o realismo mágico na literatura latino-americana.
Como nunca é demais ler e reler García Márquez, a Bloom lembra o seu 80º aniversário, no passado dia 6 de Março, com esta sua última publicação, onde se fala de desejo de viver e do desejo de morrer de amor e não de velhice.
A grande maioria dos títulos que compõem a obra deste grande autor encontram-se na Bloom.

Memória das Minhas Putas Tristes, de Gabriel García Márquez
Publicações Dom Quixote • 2007

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.