Pior que a Guerra, maior que a Paz

Um livro valioso e impressionante, que dá a conhecer a história de um dos primeiros dissidentes do regime soviético. Boris Bajanov era secretário de Estaline e poderia ter tido uma ascensão meteórica semelhante à do homem que o veio substituir – Georgui Malenkov –, se não tivesse decidido, no dia de Ano Novo de 1928, abandonar o país para se tornar um dos primeiros denunciadores das práticas estalinistas. Planeando cuidadosamente a sua fuga, Bajanov levou consigo documentos que revelavam segredos do Kremlin. Apesar de perseguido pela organização que viria a dar origem à KGB, conseguiu a partir de Paris passar ao ocidente a mensagem de condenação de Estaline e das suas tenebrosas rotinas.
É uma visão extraordinária de um homem que conheceu como poucos os bastidores do comunismo soviético dos anos 20 e que ajuda a compreender uma realidade ainda pouco conhecida: a ascensão e os abusos de poder de Estaline, a construção da sua máquina burocrática e a eliminação metódica dos seus adversários.

SOBRE O AUTOR
Nascido numa vila ucraniana em 1900, Boris Bajanov estudou em Kiev e em Moscovo, aderindo ao Partido Comunista da União Soviética em 1919. Começou a trabalhar no comité central do partido nos anos 20, tornando-se em Agosto de 1923 secretário de Estaline. Conheceu uma carreira fulgurante graças aos seus talentos organizativos, mas foi precisamente o acesso aos segredos do Kremlin que lhe permitiram repudiar o regime que se estava a impor. No dia 1 de Janeiro de 1928, fugiu do país, atravessando a fronteira persa. A partir de Paris, procurou avisar o mundo ocidental dos perigos do comunismo, tendo por consequência sofrido diversas tentativas de assassinato pelos serviços secretos do governo estalinista. Em 1940, ajudou a recrutar um grupo de soldados russos para defender a Finlândia das forças invasoras de Estaline. No ano seguinte, abordado para ser o gauleiter da Rússia ocupada pela Alemanha, recusou, alegando discordância com a ideologia nazi. Faleceu em 1983 em Paris.

David Doyle nasceu nos subúrbios de Londres em 1924, filho de pais norte-americanos, tendo servido nos exércitos britânico e americano. Foi recrutado pela OSS (Office of Strategic Services) durante a Segunda Guerra Mundial, actuando em França, na Bélgica e na Alemanha. Juntou-se à CIA em 1949, onde integrou a unidade de elite denominada «serviços clandestinos», em operações levadas a cabo em África e no Extremo Oriente. Reformou-se da CIA em 1975. Publicou em 1990 o romance de espionagem An Accurate Watch e, em 2001, contou as suas memórias em True Men & Traitors: From the OSS to the CIA, My Life in the Shadows. Vive em Honolulu, no Havai.

Boris Bajanov e a Condenação de Estaline, de Boris Bajanov
GUERRA E PAZ • FEV 2008 • À VENDA NA BLOOM

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.