Admirado no mundo inteiro, Jorge Luis Borges é, sem sombra de dúvida, um clássico da literatura do Século XX. Os seus textos influenciaram autores das mais diversas culturas; o idioma castelhano não é o mesmo depois da escrita dos seus contos, ensaios e poemas.
Esta completa e compacta biografia é um percurso exaustivo pela vida e pela obra do autor de Ficções. Desde o seu nascimento até à sua morte, vemos Borges na sua intimidade e também no seu tempo: a relação que estabeleceu com os seus contemporâneos e com os seus amigos, as mulheres por quem se apaixonou, a fundamental presença da sua mãe, a devota leitura dos escritores que o precederam e o marcaram, a sua intervenção (tantas vezes polémica) na politica, o amor inalterável pelos livros e pela leitura.
Graças à inclusão de um grande número de cartas, fotos e documentos pessoais até agora desconhecidos e à minúcia da investigação. Alejandro Vaccaro consegue esclarecer muitos acontecimentos que se conheciam pouco ou mal e oferece-nos um relato da vida de Borges que se ajusta àquela que efectivamente viveu. Este livro é uma homenagem ao universo Borges e também ao seu criador, publicado quando se cumpriram 20 anos do seu desaparecimento. Em cada uma destas páginas recuperamos os temas e os valores que o cativaram e que defendeu, o seu humor e a sua grandeza, esse espírito ímpar que faz de toda a sua obra um verdadeiro tesouro literário.
Seguindo uma rigorosa pesquisa sobre o autor, Alejandro Vaccaro concretiza uma valiosa biografia. Tendo dedicado anos à recolha de cartas, documentos, textos inéditos, registos oficiais, manuscritos, o biógrafo fez ainda questão de se descolar países como a Espanha, Grã-Bretanha e Suíça de forma completar as suas investigações.

Uma Vida para descobrir na Bloom.

Fotobiografia de Jorge Luis Borges, de Alejandro Vaccaro
Editorial Teorema * ISBN 972695665X * 2006

2 Comments:

  1. Anonymous said...
    Tem piada, nesta imagem da capa o Borges parece claramente o Lobo Antunes.
    teresa said...
    De facto há semelhanças, algo mais em comum além de serem dois grandes escritores...
    Só falta o olho azul do Lobo Antunes.

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.