Inédito em Português

[VERSÃO DE ZURIQUE]

Sr. Bertolt Keuner

Baseia-se a presente edição na pasta "Histórias do Sr. K", que se encontrava em Zurique no espólio da documentarista Renata Mertens-Bertozzi, falecida em Dezembro de 2000. É parte constitutiva da Colecção-Brecht Renata Mertens-Bertozzi, que a Fundação Archiv da Akademie der Künste, em Berlim, conseguiu adquirir em Janeiro de 2004 para o seu Arquivo-Brecht.
A pasta é a colecção mais abrangente de textos de Keuner que se tornou conhecida. (…) Contando com os textos novos, é neste momento conhecido um total de 121 histórias, aforismos, citações e fragmentos pertencentes ao conjunto-Keuner. A presente edição compreende praticamente metade, nomeadamente as 58 histórias contidas na pasta de Zurique.

«Keuner é um porta-voz do autor, uma personagem de jogo e projecção, áspera, angulosa, irritante, conhecida pelo nome e ao mesmo tempo anónima, um rompimento irónico, digamos mesmo um estranhamento em relação às intenções de Brecht.»

O reencontro

Um homem que já não via o senhor K. há muito tempo
cumprimentou-o nestes termos: “Você está exactamente na mesma.”
“Ah!” disse o senhor K. e empalideceu.

Bertolt Brecht (1898-1956)
Dramaturgo, poeta, romancista e ensaísta , nasceu em Augsburg, Alemanha, a 10 de Fevereiro de 1898.
Em 1917 iniciou o curso de medicina em Munique, mas logo foi convocado pelo exército, indo trabalhar como enfermeiro num hospital militar. Aquele que se iria tornar uma das mais importantes figuras do teatro do século XX, cedo começou a escrever os seus primeiros poemas e cedo se rebelou contra os "falsos padrões" da arte e da vida burguesa, corroídas pela Primeira Guerra. Tal atitude reflecte-se já na sua primeira peça, o drama expressionista "Baal", de 1918. Colabora com os directores Max Reinhardt e Erwin Piscator. Em 1928, faz com Kurt Weill a "Ópera de Três Vinténs". Com a ascensão de Hitler, deixa o país em 1933, e exila-se em países como a Dinamarca e Estados Unidos da América, onde sobrevive à custa de trabalhos para Hollywood. Faz da crítica ao nazismo e à guerra tema de obras como "Mãe coragem e seus filhos" (1939). Dos Estados Unidos, vítima do macartismo, parte em 1947 para a Suíça onde redige o "Pequeno Organon", suma de sua teoria teatral. Volta à Alemanha em 1948, onde funda, no ano seguinte, em Berlim Leste, a companhia Berliner Ensemble.
Bertolt Brecht destacou-se também na poesia, de forte conteúdo social.
Morreu em Berlim, a 14 de Agosto 1956.

Histórias do Senhor Keuner: Versão de Zurique de Bertolt Brecht
Campo das Letras • 33º volume da colecção: Campo do Teatro • ISBN: 9896251338 • 2007

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.