Sérgio Sem Medo

O Pequeno Livro dos Medos, escrito e ilustrado por Sérgio Godinho, é uma história em que o medo e a coragem dão as mãos. O João tinha tanto, tanto medo, que até sentia medo do medo que tinha. Mas um dia decidiu investigar e descobriu que podia dialogar com o medo e até vencê-lo.

Para além de ser um dos nossos melhores escritores de canções, Sérgio Godinho também escreve livros infantis. Este é o seu segundo e vem integrar-se numa colecção, a Assirinha, que, lançada há pouco mais de um ano, viu logo um dos seus primeiros livros, "Herbário", de Jorge Sousa Braga, com ilustrações de Cristina Valadas, receber o Prémio Gulbenkian de literatura infantil.

O Pequeno Livro dos Medos, de traço e de escrita de Sérgio Godinho, fala-nos dos medos da infância, "alguns mais fortes que nós", de como ultrapassamos outros (" ... o cavalo chegou-se à minha mão aberta, que tremia com a maçã em cima. Era a única coisa que lhe podia dar. Foi a única coisa que ele levou. Adeus cavalo, adeus medo dos cavalos."). Até à história que o avô Francisco Magalhães, tipógrafo de profissão, escreveu para o seu filho João de cada vez que ele tivesse medo. Porque o medo também faz parte de nós (quem não tem medo?) mas quando começa a ser exagerado, "a abusar", é preciso controlá-lo, nem que para tal seja preciso "saltar, correr, espernear, lutar, falar, responder, perguntar, ou, muito simplesmente, pensar."

O pequeno livro dos medos propõe-nos enfrentar o medo pensando-o; começa por tentar defini-lo, exemplifica-o e, no final, conversa mesmo com ele, mostrando-nos que a maior parte das vezes o medo é resolúvel. Precisamos é de coragem, de avançar e assim livramo-nos do medo.

"O Pequeno Livro dos Medos" de Sérgio Godinho / ASSÍRIO E ALVIM

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.