Ainda da Água Lusa

Félix Ventura escolheu um estranho ofício: vende passados falsos. Os seus clientes, prósperos empresários, políticos, generais, enfim, a emergente burguesia angolana, têm o futuro assegurado. Falta-lhes, porém, um bom passado. Félix fabrica-lhes uma genealogia de luxo, memórias felizes, consegue-lhes os retratos dos ancestrais ilustres. A vida corre-lhe bem. Uma noite entra-lhe em casa, em Luanda, um misterioso estrangeiro à procura de uma identidade angolana. E então, numa vertigem, o passado irrompe pelo presente e o impossível começa a acontecer. Sátira feroz, mas divertida e bem humorada, à actual sociedade angolana, O Vendedor de Passados é também (ou principalmente) uma reflexão sobre a construção da memória e os seus equívocos.

Romance sobre a construção da nova sociedade angolana. Retrata a agonia dos novos burgueses: o passado. De finanças asseguradas, estes burgueses correm, agora, um risco: que lhes profanem as campas onde jazem seus passados não-nobres. Félix Ventura. Eis o nome que os pode salvar. Este vendedor de passados engendra genealogias de luxo, memórias e retratos dos seus antepassados. Inventa-lhes a felicidade de uma família. Félix Ventura faz-se acompanhar de uma osga que convive dramaticamente com as lembranças da sua encarnação humana, a insistência de um homem em perseguir e validar o passado comprado, de uma governanta, e a agitação constante mas subtil de uma Luanda habitada por valas de lixo, por loucos e por elites que o são por engano. E de memórias. Memórias de outros. Memórias que faz suas para as traficar. Em Luanda, em sua casa, entra-lhe, uma noite, um misterioso forasteiro à procura de um passado. De um passado angolano. De raízes àquela terra. E é então que o passado golpeia o presente. Vertigens inexequíveis. Lançam-se dados gigantescos: bolas de neve. A gelar e a aumentar. A prender. À história e seus desenhos gramaticais. Feroz epigrama à actual sociedade angolana. O Vendedor de Passados é uma reflexão sobre os truques da memória: às suas verdades. E equívocos: verdades que não são verdades.
"Vendedor de Passados" de José Eduardo Agualusa
Publicações Dom Quixote ● ISBN 9722026674 ● 231 Páginas

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.