Proulx a caminho de Macau

Na América da multiculturalidade o acordeão vai passar pela mão de sucessivas gerações de imigrantes. A música torna-se a voz das suas fantasias, tristezas e exuberâncias. São imigrantes que pagam um preço para poderem pertencer à sociedade.

Em 1890 um emigrante siciliano parte para La Merica com apenas um acordeão, sonhos de liberdade e de melhor futuro. Em Nova Orleães este siciliano vê os seus sonhos devastados mas a história do acordeão está apenas a começar...

O romance da América que cruza todo o continente ao longo de um século. Na América da multiculturalidade o acordeão vai passar pela mão de sucessivas gerações de imigrantes. A música do acordeão torna-se a voz das suas fantasias, tristezas e exuberâncias.

São imigrantes que pagam um preço para poderem pertencer à sociedade americana. Abdicam da sua identidade, nome e cultura, sofrem o ódio étnico, o desprezo dos seus próprios filhos, vivem o crime mas também o amor, a ternura e a paixão. O romance de uma nação incansável que ecoa na cabeça como se fosse a letra de uma canção.

Nascida a 22 de Agosto de 1935 em Northwich no Connecticut, E. Annie Prouxl, a mais velha de cinco irmãs, estudou na universidade de Vermont e na Universidade de Concordia. Em 1975 abandona o seu doutoramento para iniciar uma carreira de jornalista como freelancer. Escreve para alguns jornais mas com um pequeno salário tem dificuldades em sustentar os três filhos e começa a escrever pequenas histórias para semanários, na sua grande maioria para uma revista masculina acerca de pesca e caça.
O editor da revista pede-lhe que escreva sob o pseudónimo de um homem. Ela recusa-se mas acabam por chegar a um acordo e as suas histórias passam a ser assinadas E. Annie Proulx. Na década de 80 dois dos seus contos são incluídos na Best American Short Stories. Em 1993, E. Annie Proulx torna-se a primeira mulher a ganhar o prestigiado prémio literário Pen/Faulkner pelo romance «Postcards».
No ano seguinte é galardoada com os prémios Pulitzer, um National Book Award com o romance «The Shipping News», também disponível na Cavalo de Ferro e na Bloom. Actualmente, vive e escreve no Wyoming.

Annie Proulx é ainda a aclamada autora de outro romance – «Accordion Crimes» –, e duas colecções de contos, «Heart Songs and Other Stories» e «Close Range». Recentemente um dos seus contos deu origem ao filme «O Segredo de Brokeback Mountain» de Ang Lee com Heath Ledger e Jake Gyllenhaal. [TEXTO COMPOSTO COM A AJUDA DE Luís Guimarães, Jornal Inside]
"Crimes do Acordeão" de E. Annie Proulx ● CAVALO DE FERRO ● 2007

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.