Sem calor

Lucy Stark viaja até à Toscana onde DV, um romancista bestselling de terceira categoria, para quem trabalhava, faleceu em circunstâncias estranhas, antes de poder concluir o seu último manuscrito. O que parecia uma simples viagem para recuperar a última obra do escritor torna-se, para Lucy, o início de uma emocionante e intrigante história de suspense e paixão. Há um manuscrito perdido, um amante desaparecido, um fantasma e uma imensidão de desentendimentos culturais. Mas o verdadeiro mistério revela-se de outra forma...

Um obscuro escritor de terceira categoria, residente em Itália, morre em circunstâncias algo estranhas. Este facto leva a sua assistente a proceder ao fecho de contas, viajando para acertar os pormenores do funeral e recolher o espólio. A viagem revela-se, contudo, cheia de surpresas, a menor das quais não será, certamente, a de que as coisas são sempre menos simples do que parecem. Surpresa talvez seja mesmo a palavra adequada para classificar este livro da autora de «Mary Reilly», adaptado ao cinema, onde se encena uma sequência de descobertas, a começar pela educação sentimental da protagonista, enredada numa história da qual deseja, ou talvez não, rapidamente o fim. Paixão, desengano, decepção, tudo se conjuga nestas páginas intensas, cheias de subentendidos e descobertas, onde paira a sombra de Henry James e dos seus expatriados americanos, ingénuos ou simplesmente ignorantes de outras realidades e convenções culturais. E, quando o choque se dá, algo de novo pode surgir. Um livro que cativa o leitor desejoso de boas histórias.

Valerie Martin explora a noção Jamesiana do inocente no estrangeiro – o americano presunçoso, desastrado, ingénuo e fascinado pela velha Europa. Este romance lida com a paranóia e a histeria. Valerie usa os mesmos truques góticos que usou em «Mary Reilly» - portas que se abrem sozinhas ou reflexões fantasmagóricas nos espelhos – criando a sensação de medo e desordem, construindo um dos seus romances mais marcantes de sempre.
"Febre italiana", Valerie Martin CAVALO DE FERRO

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.