Agarrado às árvores!

Se está a pensar ir de férias em breve, seja para descansar ou para passear por lugares desconhecidos, e mesmo que os conheça à partida, quer divertir-se com a família durante toda a viagem, este é o livro ideal.
Não é apenas a velha fórmula de que os "miúdos comigo vão sempre atrás", às vezes, quando o tempo se estende para lá do conforto da imaginação, torna-se aborrecido e penoso fazer uma viagem sem entretenimento. "Miúdos a Bordo", uma ideia criada por Robyn Freedman Spizman e traduzida para Português pela Editora Fubu, dá-lhe a corda que quiser sem se esgotar no comprimento, mantendo-o acordado com um sorriso nos lábios, a si e a todos os que o acompanham, sejam grandes ou pequenos, gordos ou magros. Verdes ou azuis. Eis alguns exemplos:

A a Z da diversão, diversão, diversão
Diversão e jogos com o alfabeto
Aos seus lugares, preparados... aqui chega o bom velho alfabeto! Este capítulo está repleto de jogos e actividades com o alfabeo divertidos, fáceis e apropriados, para todas as idades. Os jogos do abcedário são muito simples de jogar, não criam desordem e para que funcionem todos têm de usar a cabeça. Estes jogos transportarão os seus passageiros por uma viagem de A a Z!

Quando eu crescer
Entretenha os jogadores a pensarem em todas as profissões possíveis que comecem por cada letra do alfabeto. Desde artistas até bailarinas ou carpinteiros, todos terão a sua oportunidade de pensar numa profissão que comece com a letra que vem a seguir. O objectivo do jogo é prosseguir até à letra Z. Algumas letras são mais difíceis que outras, mas anime as crianças que vão a bordo a fixar-se nas lojas e nas pessoas que vão vendo enquanto conduz, para ganharem consciência de todas as profissões que nos rodeiam. Desde agentes de polícia a motoristas de autocarros e agricultores, as profissões podem ser encontradas em qualquer lugar, seja através do olhar ou iluminada pela memória.

Frases tontas
Invente uma frase que seja disparatada usando palavras que comecem todas com a mesma letra do alfabeto. Cada jogador que vá no carro disporá de uma vez, o objectivo do jogo é fazer a maior frase. Aplauda os esforços de todos, e deixe que cada criança tente fazer frases com diferentes letras do alfabeto. Os exemplos podem ser:

A Alice ama amoras, ananás, alcachofras, amêndoas, andando atarantada
agarrada às árvores.

Beatriz boicotou belos bombons brilhantes.


Nomes do alfabeto
Peça a cada criança que passeie o seu nome pelo alfabeto fazendo uma rima. Eu começaria por dizer o meu nome, Robyn, e depois começaria a repeti-lo mas com cada letra do alfabeto no início: Robyn, Aobyn, Bobyn, Cobyn, Dobyn, etc. Algumas letras são um desafio. Conte quantos nomes reais saem deste jogo, e certifique-se que as crianças ficam a saber quais são os seus nomes preferidos, à parte dos deles, claro!

E é isso. A proposta do livro é incialmente feita para automóveis, mas pode ser usado noutros meios de transporte como o avião ou o barco. A certeza é de que o tempo, todo ele, passará muito mais depressa. Vamos tentar:

Boa bandeja Bloom buscar bagagem brotar bronze baril bem-visto! Oh Yeah!

"Miúdos a Bordo", Jogos para entreter as crianças durante as viagens de Robyn Spizman
Editor: FUBU • ISBN: 9789728918385 • Ano de Edição: 2006

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.