Livros que falam – MPB.pt

É obrigatório para quem gosta de mpb e para quem não vive sem rádio. Carlos Vaz Marques reinventa a arte da entrevista radiofónica, todos os dias. Leva as perguntas e as respostas para dentro de casa, para dentro do carro, até nós. Uma autêntica invasão. Quando damos por ela - ou por ele - temos mais duas pessoas no sofá da sala. Ou no banco de trás do carro. É aquele mistério da rádio, que nos invade com toda a liberdade porque nos deixa fechar os olhos para ver rostos, expressões, sentir cheiros, arrepios, contentamentos. Carlos Vaz Marques tornou-se companhia dos finais de tarde e fez o trânsito português menos infernal. Entre muitas outras coisas.
Por aqui as horas são outras e essa é também a vantagem dos livros, que se ouvem a qualquer hora. Em MPB.pt, a voz de Pessoal... e Transmissível da TSF transforma a palavra de rádio em letras que se folheiam com aquela clareza, lucidez e inteligência que nos apanham sempre de surpresa. São 16 entrevistas a nomes de referência da música popular brasileira. Logo a abrir, Chico Buarque. E depois, muitos outros, numa na edição de 342 páginas da Tinta da China. Aprende-se que Chico e Caetano têm leituras diferentes da unanimidade, a bem da diversidade. E que as canções não servem para nada e para tudo.
E porque a rádio é sempre som, MPB.pt vem com um cd. Excertos de conversas, sons curtos que dão as mãos uns aos outros, vozes diferentes que fazem um todo, e tudo aquilo faz muito sentido. Há entrevistados que cantam, outros que riem. Para ouvir e guardar e ouvir. E ler.

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.