Completa

Muitos dos maiores artistas desde Dürer e Rembrandt usaram o meio impresso para explorar algumas das suas mais importantes ideias. Paula Rego enquadra-se nesta tradição, dando rédeas soltas à sua imaginação tanto na gravura como na litografia, usando esse meio com exuberância para criar obras que são tão perturbadoras, eróticas e poderosas como as suas pinturas.Este livro, sumptuosamente produzido, com reproduções em tritone e a cor, é a primeira monografia a tratar exclusivamente o trabalho gráfico de Paula Rego. Discute e analisa todas as suas gravuras, incluíndo trabalhos inéditos – mais de 200 gravuras e litografias que se espraiam ao longo de meio século, entre 1954 e 2003. Muitas das suas gravuras baseiam-se em temas, uma vez que ela própria afirma que uma imagem despoleta a ideia para a seguinte. Entre estas contam-se as Nursery Rhymes que revelam uma perspectiva de humor obscuro das dificuldades da infância, e proporcionam um espaço único para as precoces meninas e para os animais antropomofizados. Os extratos narrativos e matizes emocionais do seu trabalho estão vividamente patentes na série Peter Pan, de 1992, e também em Pendle Witches, de 1996, na qual colaborou de perto com o poeta e escritor Blake Morrison que, por seu turno, foi influenciado pela série de Paula Rego The Children’s Cruzade. O livro termina com o mais recente portfólio de litografias, baseado livremente em Jane Eyre.
Uma das mais importantes obras contemporâneas, concentrada num álbum para ter, para mostrar, para consultar e para admirar. Disponível na Bloom.
"Paula Rego Obra Gráfica Completa" de T. G. Rosenthal • Editora Cavalo de Ferro • ISBN: 9728791100

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.