Parque Natural de Outras Espécies

Um tipo jovem, ainda nos bancos da universidade, escreve um romance que é um best-seller e torna-se de repente rico e famoso, para, pouco depois, ver o seu insuportável pai reduzido a um saco de cinzas numa casa-forte, precisamente num momento em que a sua celebridade se começa a afogar num mar de degradação e de abuso de drogas.
Dez anos mais tarde, aparentemente recuperado dos excessos, tem uma segunda oportunidade, vivendo com a mulher e os filhos num ambiente de sobriedade suburbana; numa questão de poucos dias, porém, a sua vida nova desfaz-se completamente e torna-se irreconhecível.
Na novela Ellis, a personagem, casa com uma actriz de quem tem já um filho, muda-se de Los Angeles para Nova Iorque e começa a trabalhar num novo romance quando, em poucos dias, tudo lhe começa a correr mal. Numa fatídica festa de Halloween, vê passar uma perturbadora personagem (de ficção) ao volante de um carro idêntico ao do seu falecido pai, a boneca da sua enteada de repente começa "a funcionar mal" e a sua casa torna-se possuída por espíritos estranhos e ameaçadores. Ligando estas aberrações a acontecimentos mais graves - uma série de assassinatos grotescos ocorrem na zona onde mora e vários rapazes com a idade do seu filho desaparecem misteriosamente - Ellis luta para defender a sua família dessas crescentes ameaças, enquanto a sua mulher, os seus terapeutas e a polícia insistem em que as suas apreensões são provocadas, na realidade, pelo abuso das drogas e pela egomania e se devem apenas ao delírio.

Lunar Park, o último romance de Bret Easton Ellis, vai de surpresa em surpresa, misturando a comédia com o horror em crescendo (quer psicológico quer sobrenatural), numa espantosa reflexão sobre o amor e a perda, os pais e os filhos, naquele que é, sem dúvida, o livro mais tocante e mais original de uma extraordinária carreira.
Narrado num falso estilo memorialístico por uma personagem chamada Bret Easton Ellis, autor de bestsellers, este livro assume um evidente pendor autobiográfico sem a pretensão de se manter fiel aos factos. Escrito pelo autor que se tornou famoso por explorar os excessos da era Reagan (abuso de drogas, promiscuidade sexual e assassínio em série), este romance gótico e sobrenatural coloca a hipótese de serem os demónios interiores da personagem/autor que lhe destroem a casa, desmembram a família e impedem a felicidade. Vinte anos depois da sua estreia, aos vinte anos, Bret Easton Ellis confirma todas as qualidades que fizeram dele um dos nomes mais importantes da sua geração.
"Lunar Park" de Bret Easton Ellis
Editorial Teorema ● ISBN: 9726956463 ● Ano de Edição: 2005

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.