Trajectória e Contínuos

O MUNDO FECHADO

O mais novo de todos os meus livros é o Mundo Fechado. É limpo de intenções, como as crianças. E doce de encontros, como os que as crianças têm com uma ave que caiu do ninho. Escrevi-o em Coimbra, tinha casado há pouco e a minha filha dormia à tarde no quartinho ao lado do nosso. Era o tempo que eu tinha para escrever, e via da janela o jardim calado e deserto, como é bonito ver os jardins.
A casa deliciosa, que em princípio devia ser a morada do chauffeur, era arrendada a estudantes porque eles não paravam muito tempo e assim se renovava a renda sem discrepâncias. Mas a senhoria, D. Augusta, de muitas rezas e sentimento cristão, dava-se bem comigo e digo até que me protegia das línguas beatas. Não me viam na missa, e disso tiravam más ideias. Não acertavam, porque quem muito cumpriu com o céu desde a infância, se torna familiar demais com os ritos para ser com eles pontual. Tornámo-nos como contínuos de ministérios: um pouco ateus duma ordem que servimos.
O Mundo Fechado foi o meu primeiro livro a ser publicado. Impresso na tipografia Gráfica de Coimbra, ele foi integrado na colecção bibliográfica Mensagem, iniciada em 1941 por José Vitorino de Pina Martins, então estudante universitário e que veio a ser professor catedrático, hoje Presidente da Secção de Letras da Academia das Ciências de Lisboa. É da sua autoria a primeira notícia da publicação do livro, saída no Osservatore Romano.
Foi um livro airoso e profético. Anunciava uma carreira, conhecia já o seu destino. Mandei-o aos maiores das Letras, Aquilino, Ferreira de Castro, Torga. E Pascoaes, de quem recebi a carta que aqui vai impressa. Recebi-a dois anos depois de ele ter morrido, eu já tinha desesperado de o ter por admirador. Porque o mundo era coisa que queria a meus pés sem ter ambição, apenas a graça da vontade. Para ter vontade é preciso graça; foi a graça do desejo que fez Sara ter um filho aos noventa anos. Percebam isto e percebem muita coisa.

Agustina Bessa-Luís


A primeira obra que Agustina Bessa-Luís escreveu, publicada em 1948 e esgotada desde então, classificada de raridade bibliográfica, é finalmente apresentada por Guimarães Editores.

Esta novela constitui uma antecipação de A Sibila, quer pela temática, quer pelo estilo que tornariam famosa e um dos primeiros representantes na literatura portuguesa a sua Autora.

"Mundo Fechado" de Agustina Bessa-Luís
Guimarães Editores ● ISBN: 9726654955 ● 128 Páginas

[ALGUNS DIAS MAIS E ESTARÁ DISPONÍVEL NA BLOOM]

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.