A Liberdade respira-se todos os dias

"A Liberdade o que é?" é um livro para crianças. Dentro dele encontram-se mais de sessenta pequenos poemas que se soltam e que procuram dentro de nós demarcar a ideia de Liberdade.
Uma palavra simples, sonora, que ao dizer-se parece um pequeno beijo que se dá ao de leve na atmosfera. E se se grita parece o maior dos vendavais. O que quer dizer afinal? Qual o verdadeiro significado de ser livre e podermos dispor de nós, fazendo ou deixando de fazer, por nossa vontade, qualquer coisa? De que se faz a cadência de um homem livre, autónomo, que ousa a sua independência? Que goza dos seus direitos e regalias, mas que também cria coisas belas, e à sua vontade, na sua arte de viver, desperta os sentidos dos outros. Explorando-se, vivendo, e emitindo na sua opinião aquilo que pensa ser verdadeiro. Fazendo-se ouvir, tendo permissão para isso. Poder, no fundo, respirar.
Palavras que possam definir a noção de Liberdade. Uma compilação de textos poéticos muito breves subordinados a um mote comum – a definição da liberdade – o livro conduz o leitor numa viagem pelas diferentes formas – muitas vezes metafóricas – de olhar e experimentar a liberdade, aqui recriada como uma das maiores conquistas da Humanidade.
Mais ou menos referenciais e/ou históricos, como por exemplo o texto que alude à Revolução de Abril de 74, os pequenos textos que compõem a colectânea propõem olhares variados sobre a liberdade e sobre as formas como se apresenta, privilegiando a visão poética. As ilustrações de Catarina França, muito bonitas, subtis no uso da cor e na sugestão de movimento, retomam algumas das imagens do texto, fixando ideias-chave neles reproduzidas.
Um livro excelente para oferecer aos mais pequenos e aos pais que guiam o seu crescimento. Um dia depois de mais uma comemoração da data do 25 de Abril, dia da Liberdade em Portugal, José Jorge Letria um dos autores de referência na literatura infanto-juvenil em Portugal convida-nos a esse saborear de um ar que vive dentro de nós, mas que nem sempre esteve presente, em épocas passadas. Por esse mundo fora, aqui e ali, em doses pequenas ou maiores, grassam ainda motivos suficientes para que não se esqueça a sua pertinência e que por isso seja necessário soltar vendavais, para que a Liberdade, e a prevalência dos nossos direitos e garantias, seja sempre um dos assuntos do dia.

José Jorge Letria nasceu em Cascais em 1951. Estudou Direito e História e é pós-graduado em Jornalismo Internacional. Com dezenas de livros publicados em diversas áreas, foi distinguido com importantes prémios literários nacionais e internacionais. É um dos mais destacados nomes da literatura infanto-juvenil em Portugal e autor de programas de rádio e televisão. Está traduzido em várias línguas. Integrou, com José Afonso, Adriano e Manuel Freire, entre outros, o movimento da canção de resistência, tendo sido agraciado em 1997 com a Ordem da Liberdade. Foi, durante oito anos, vereador da Cultura da Câmara de Cascais. É vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, desempenhando o mesmo cargo na Casa da Imprensa. É co-autor, com José Fanha, de várias antologias de poesia portuguesa.
Este é o seu último título impresso, há poucas semanas, sob o livre domínio da Editora Âmbar. Livro que se prepara agora para partilhar o novo espaço na Bloom de literatura infantil, onde chegará ainda quente e pronto a que se faça dele o que se quiser.

"A Liberdade o que é?" de José Jorge Letria e Catarina França • ÂMBAR • 2007

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.