É preciso reaprendermos a brincar. Temos uma proposta: este livro. É um livro que ensina os rapazes a serem rapazes, a redescobrirem o prazer físico da brincadeira, o desafio do confronto com o mar, a floresta, as mais altas colinas, os grandes espaços a perder de vista.
Que livro é este? Até no título é um livro diferente: "Livro Perigoso para Rapazes". O que é difícil é escolher um ângulo de abordagem para apresentar este livro. Todos os ângulos são bons, todas as abordagens são fascinantes.
Vamos aos exemplos. Começa por propor desafios: construir uma casa numa árvore; fazer um arco e flechas; construir uma bomba de água em papel; caçar e curtir a pele de um coelho; construir um periscópio.
Ensina-nos jogos ou a gozar melhor e com mais conhecimento os grandes desportos: as regras do futebol; as regras do râguebi; como jogar póquer; a jogar xadrez.
Estimula-nos a conhecer melhor o mundo que nos rodeia: as árvores mais comuns em Portugal; as sete maravilhas do mundo antigo; os mapas do céu; o sistema solar.
Faz-nos viajar de forma arrebatada pela História: contando-nos as grandes batalhas; relatando histórias extraordinárias de heróis; dizendo-nos quem foram os reis e rainhas de Portugal; ilustrando-nos sobre o Império Inglês e o Império Português.
Mostra como é que a literatura pode ser maravilhosa: que poemas é que um rapaz deve mesmo saber de cor; as grandes frases de Shakespeare; os livros que um rapaz que se preze tem mesmo de ler.
Em Inglaterra o livro está a ser um dos grandes sucessos editoriais de 2006, atingindo o 1º lugar nas vendas dos livros de "nonfiction" da Bookseller. Esteve em 1º lugar na Amazon mais de dois meses e já está no top 10 há 5 meses consecutivos.
O livro, com o título original "The Dangerous Book for Boys", foi publicado pela Harper Collins que, juntamente com os autores, autorizou a proceder a algumas importantes adaptações para Portugal. Escritos na linha e espírito dos autores ingleses, mas especificamente para os leitores portugueses, há capítulos como "Reis e Rainhas de Portugal", "Batalhas famosas - Aljubarrota", "Santos Padroeiros de Portugal", "Árvores Portuguesas Comuns" e "O Império Português".
Conn e Hal Iggulden, os autores do “Livro Perigoso Para Rapazes”, levaram para casa o galardão de ‘Livro do Ano”, na mesma cerimónia em que John Grisham recebeu o “Life Achievement Award”. As estatuetas da gala anual dos “Galaxy British Book Awards”, conhecidos por “Nibbies”, são os mais conceituados prémios da indústria livreira inglesa. Em Portugal, o livro foi editado pela Guerra e Paz, título que a Bloom trouxe para Macau. A primeira edição esgotou no Natal. A segunda edição já está nas livrarias. O livro, para além de ensinar os rapazes a brincar como rapazes, a fazer casas nas árvores ou a decorar os melhores versos de Shakespeare, tem também um capítulo para os ensinar a falar com raparigas!
Consulte o site dos “Galaxy British Book Awards”.
Visite também a página da edição original do “Dangerous Book For Boys”.
Veja o divertidíssimo vídeo da campanha do livro aqui. Ao pé deste vídeo os filmes de James Bond são uma brincadeira de meninas.
Bookmarkers: Editoras / Publishers, Livros / Books, Português