A imensidão de tão pouca coisa

Ainda com o fundo da deslocação de Dalai-Lama a Portugal vem o enunciar da sua obra "O Universo num Átomo", onde que são desarmados alguns dos pontos controversos e no entanto convergentes que se formam no debate entre a ciência e a espiritualidade. Temas como a origem do universo, a natureza da consciência humana, a evolução da espécie e a engenharia genética percorrem as páginas deste livro que surpreendem tanto pelo rigor científico na busca de uma resposta às dúvidas, e aos complementos, da espiritualidade, quer como a lucidez na discussão dos mesmos, tentando modelar na mesma peça os ensinamentos budistas tradicionais com a biologia e a física modernas.
Galileu, Copérnico, Newton, Einstein, Bohr. As suas descobertas abalaram a nossa consciência de quem somos e do lugar que ocupamos no universo e deixaram, na sua senda, uma coexistência incómoda: a ciência contraposta à religião e a fé à investigação empírica. Qual delas é a detentora da verdade? Qual constitui o verdadeiro caminho para compreender a realidade?
Ao fim de quarenta anos de aprendizagem com alguns dos maiores cérebros científicos - e de uma vida de estudo meditativo, espiritual e filosófico -, o Dalai-Lama apresenta uma análise brilhante do motivo pelo qual é necessário seguir todas as vias de investigação - tanto científicas como espirituais - para chegar mais perto da imagem completa da verdade.

Um dos treinos mais básicos é o cultivo da atenção plena, em especial realizado a partir da observação da respiração. A atenção plena é essencial se nos quisermos aperceber conscientemente de uma forma disciplinada de todos os fenómenos que podem ocorrer dentro da nossa mente ou no meio imediatamente circundante. No nosso estado normal a mente permanece dispersa a maior parte do tempo e os nossos pensamentos deslocam-se de um objecto para outro de uma forma aleatória e vaga. [...]
O treino da atenção está estreitamente ligado à aprendizagem de como controlar os nossos processos mentais. [...] Quanto menos conhecermos as coisas, maior será a necessidade de esforço e de aplicação deliberada para dirigirmos a nossa atenção intencionalemnte [quando há mais do que uma coisa a acontecer] para um objecto ou tarefa escolhidos e para a mantermos. Porém, através da habituação adiquirida no treino, tornamo-nos menos dependentes desse esforço deliberado. [...]
Para mim, um dos efeitos mais notáveis e mais encorajadores do nosso conhecimento do genoma [humano] é a espantosa verdade de que as diferenças nos genomas dos diversos grupos étnicos de todo o mundo são tão pequenas que se tornam insignificantes. Sempre afirmei que as diferenças de cor, língua, religião, etnicidade, etc., entre os seres humanos, não têm substância perante a nossa igualdade básica.
O legado desta obra é uma visão do mundo na qual as nossas diferentes abordagens do conhecimento de nós mesmos, do universo e uns dos outros podem ser postas ao serviço da humanidade.
Ao não receberem o Dalai-Lama, as figuras no topo do governo português, perderam uma rara oportunidade de se cultivarem e poderem usufruir de uns momentos de partilha de ideias e de aprendizagem com um dos homens mais extraordinários deste átomo azul onde todos vivemos. Só isso justificaria qualquer choque diplomático.

TENZIN GYATSO, Sua Santidade o Décimo Quarto Dalai-Lama, foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz e é o líder espiritual e temporal do povo tibetano. O Dalai-Lama percorre o mundo a falar de paz e de compreensão inter-religiosa, a ministrar ensinamentos budistas e a reunir-se com líderes políticos, num trabalho incansável em defesa do povo tibetano.
Reside em Dharamsala, na Índia, e é o chefe do governo tibetano no exílio.

O Universo num Átomo, de Sua Santidade o Dalai-Lama
QUIDNOVI • ISBN: 9789728998325 • 2006

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.