A história desconhecida

Este é o grande livro de referência, jamais escrito, sobre a vida de Mao Tsé-tung. Foi elaborado depois de uma década de trabalho de pesquisa, e também a partir das entrevistas com muitos dos que mais privaram com Mao na China, mas nunca falaram disso, como com virtualmente todos os que tiveram encontros relevantes com ele fora da China.
É uma biografia cheia de revelações surpreendentes, que estilhaçam o mito da Longa Marcha. Estamos perante um Mao desconhecido, que não era conduzido apenas pelos ideias e pela ideologia. A biografia mostra-nos ainda como a sua relação com Estaline, muito próxima e de grande complexidade, reportando aos anos 20, acaba por o levar ao poder; como foram bem recebidos por ele os japoneses que ocuparam grande parte da China; e como intrigou, envenenou e chantageou para conseguir os seus objectivos. Depois de ter conquistado a China em 1949, o objectivo secreto de Mao era dominar o mundo. Ao perseguir este sonho, fez morrer 38 milhões de pessoas na maior fome da História. Ao todo, mais de 70 milhões de chineses morreram durante o período de governação de Mao - e em tempo de paz.

Combinando uma história meticulosa com o estilo de romance de Cisnes Selvagens esta biografia transforma de imediato a vida de Mao num turbilhão de emoções, à medida que ele, a cada passo, intriga e luta, abrindo caminho à força para as suas decisões impopulares. O leitor entra nas antecâmaras sombrias da corte de Mao, e apercebe-se dos dramas que se desenrolam nos cantos mais obscuros. A personalidade de Mao e o seu inacreditável comportamento em relação às mulheres, amantes e filhos são agora tornados públicos.

Trata-se de um livro absolutamente inovador, tanto no conteúdo como na forma de abordagem. É espantoso tanto para os leitores comuns como para os historiadores.

Fomos movidos por um fascínio por este homem. Queríamos estar dentro da cabeça dele e desconstruir todos os mitos que o sustentam. Ele é o grande tema do século XX - uma figura desconhecida. Decidi escrever sobre Mao porque me interessei profundamente por este homem, que dominou a minha vida na China e que destruiu as vidas dos meus compatriotas - um quarto da população mundial. Ele era tão nocivo como Hitler ou Estaline e provocou tantos danos à Humanidade como eles.
Nota da autora, Jung Chang
Críticas de imprensa:
“Este livro vai abalar o mundo.”
The Guardian
“Um estudo emocionante do Imperador Vermelho da China expõe a verdadeira escala das sua obsessões e manias genocidas.”
The Observer
“A obra de Jung Chang, autora de Cisnes Selvagens, e do seu marido, o historiador Jon Halliday, é um triunfo. É um retrato da tirania, da degenerescência, do assassínio em massa e da promiscuidade, e um soberbo trabalho de investigação. Esta é a primeira biografia, íntima e política, do maior monstro de todos – o Imperador Vermelho da China.”
The Sunday Times (Culture)
“70 milhões de mortos, uma nação conduzida de volta à idade da Pedra... Num século de déspotas, Mao é um caso único, como Jung Chang nos revela. Chris Patten saúda o seu bombástico livro.”
The Times
Uma semana de vidas neste jornal que comemora o seu sexto aniversário. Parabéns Hoje Macau. São os votos e a sugestão da Bloom!

Mao - A História Desconhecida, de Jon Halliday e Jung Chang
Bertrand Editora • ISBN: 9722514520

2 Comments:

  1. Anonymous said...
    Lamento discordar da afirmação que este seja um livro de referência. Neste livro, a autora, que tem um livro magnífico chamado Cisnes Selvagens, é demasiadamente "educadora". Descreve o que se passou e diz-nos imediatamente como tal deve ser interpretado. Ora um livro de referência, para mim, deve ser mais isento, mais neutro. Por isso, prefiro, de longe, o Cisnes Selvagens.
    teresa said...
    Caro leitor anónimo, agradecemos o seu comentário.
    Acredito que considere este livro como menos neutro do que o que seria esperado de uma biografia de um personagem histórico, e que por essa razão seja um livro mais criticado, pois a autora não tem uma experiência imparcial relativamente ao objecto do livro, por tudo o que descreve da sua vida em Cisnes Selvagens. Mas não deixa de ser o fruto de uma investigação, enquanto Cisnes Selvagens é a história de uma vida, descrita pela própria.
    O livro encontra-se banido na China, o que também nos abre as portas para outra leitura dos factos.
    Penso que este livro poderá ser entendido também à luz dos Cisnes Selvagens, e de certa forma, aceite ou "justificada" alguma imparcialidade na descrição de Mao e da sua vida, por parte de Jung Chang, visto a sua própria vida estar relacionada com a história em questão e tal terá impulsionado a investigação.
    Caberá a cada leitor identificar e ponderar essas premissas.
    Saudações!

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.