Uma égua pelo meio

Cristóvão tinha três filhos e uma lindíssima égua branca. Eram bens preciosos, sem dúvida, os bens mais preciosos da terra, mas Cristóvão, nos últimos tempos, perdera a alegria. Sentia-se envelhecer, queria fazer um testamento, e não sabia a quem deixar o animal. Ele gostava de todos os seus filhos, e estes também lhe queriam bem. Ainda recentemente, por ocasião do seu aniversário, nenhum deles o havia esquecido. António, o mais velho, ofereceu-lhe um capote; Joaquim, o do meio, deu-lhe um cavaquinho; João, o último que Raquel pusera no mundo, trouxe-lhe uma rosa vermelha. Mas a sua preciosa égua não sabia mesmo como lhe tecer o destino.

Próxima do universo e das referências habituais dos contos tradicionais, onde se assiste à disputa de um ser especial por três irmãos, a narrativa de Eugénio de Andrade recupera igualmente um estilo e uma linguagem próximos dos do contador de histórias, estabelecendo uma relação próxima e cúmplice com o narratário com quem partilha e comenta os pormenores da acção. Contudo, a propor um final inesperado que castiga os três irmãos, o narrador afasta-se do paradigma dos textos da tradição oral, recompensando uma personagem que não pertence ao círculo inicial das personagens. As ilustrações desta edição, assinadas por Joana Quental, trazem-nos uma proposta mais infantil que se detém à margem das referências textuais mais próximas de um conto para todas as idades, mas que no entanto propõe uma leitura que se aproxima mais do seu público e que envolve o mundo mágico das crianças.

História da Égua Branca, de Eugénio de Andrade e Joana Quental
Editora Campo das Letras Colecção Palmo e Meio • ISBN: 9726103525

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.